O País Online - A verdade como notícia

Sábado
22 de Julho
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Makwerhu estreia “A boca” da liberdade de expressão

Makwerhu estreia “A boca” da liberdade de expressão

Peça teatral inspirada na morte de Carlos Cardoso será apresentada no Gil Vicente nos dias 14 e 15 deste mês

Há dois anos que o grupo teatral Makwerhu esmera-se na produção da peça intitulada “A Boca”. Só há duas semanas é que a obra de uma hora e que envolve oito actores foi finalizada. O resultado desse exercício pode ser testemunhado no palco do Cine Gil Vicente, nos próximos dias 13 e 14, às 18h00.

Escrita e encenada pelo jovem actor Ernesto Langa ou Estreanty, “A Boca” - peça inspirada na morte do jornalista Carlos Cardoso - retrata a questão da problemática da liberdade de expressão que se nota um pouco por todo lado, incluindo no nosso país.

Segundo o grupo, “um jovem recém-formado em medicina, mas que sonhava fazer jornalismo vê seu pai ser morto durante a festa da sua licenciatura e assim decide abraçar o jornalismo para reescrever a história e denunciar os corruptos.”

A expectativa é que a peça seja bem recebida pelo público moçambicano e que seja um instrumento de reflexão por parte de toda a sociedade, tendo em conta que a liberdade de expressão ainda é um grande desafio no país.

O grupo teatral Makherhu nasce no bairro de Mavalane com intuito de preencher as lacunas na área cultural e de entretenimento juvenil numa comunidade religiosa daquele bairro e pouco a pouco começa a fazer actuações fora da mesma. Foi assim que desde 2009 começou a participar com regularidade no FITI – Festival de Inverno.

Em 2016, esteve no Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), onde foi galardoado com o prémio de melhor grupo mais criativo, melhor trabalho estrangeiro e grupo revelação.

 


 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -20-07-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa401