O País Online - A verdade como notícia

Sexta-feira
22 de Setembro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Heliodoro Baptista Jr. estreia-se com "Detalhes de uma vida de silêncio"

Heliodoro Baptista Jr. estreia-se com "Detalhes de uma vida de silêncio"

Detalhes de uma vida de silêncio será lançado na Casa da Cultura

Tem-se dito que filho de peixe sabe nadar. E de poeta, sabe escrever? Tendo como exemplo Heliodoro Baptista Jr., a resposta até poderia ser positiva, mas não há relações umbilicais nestes casos literários, há acasos, que, nesta atmosfera, permitem que o filho do poeta Heliodoro Baptista estreie-se em livro.  

O novo autor que as prateleiras ganham preparou para os seus leitores a colectânea Detalhes de uma vida de silêncio, que será lançada no dia 25, na Casa do Artista, às 18h, na Beira.

Contendo 54 páginas, o livro de poesia não só marca a estreia literária do poeta, como materializa sentimentos que o autor amadureceu ao longo dos anos dedico à escrita.

Estes Detalhes de uma vida de silêncio abrange em várias vertentes, incorporando versos relativos ao humanismo e amor ao próximo, porque naquelas temáticas encontram-se as opções que mais inquietam o poeta. Nada ao acaso. Com leituras, as opções foram absorvidas na admiração de autores citados nos textos da obra. São os casos de Sebastião Alba, Virgílio de Lemos, Rui Knopfli, Amin Nordine, e, claro, Heliodoro Baptista, seu pai, seu mestre, quem lhe permitiu apropriar-se da componente crítica e humorista própria dos seus textos. “Penso que, também por essa razão, este livro pode ampliar horizontes dos leitores na forma de ver e rever a nossa literatura”.

Lançado seu primeiro livro, Baptista Jr. espera: “que as pessoas encontrem e explorem nos meus textos versos que registem o melhor do passado da nossa literatura, porque também procuro resgatar esse passado.

Detalhes de uma vida de silêncio será apresentado pelo artista plástico e docente da Universidade Pedagógica, Anísio Páscoa.

Heliodoro Baptista Jr. nasceu em 1992, na Beira. É formado em Geologia e Minas, pelo Instituto Politécnico de Empreendedorismo da Beira. Escreve há sete anos e já ganhou certificado da Embaixada da Itália, 2013, relativo aos 70 melhores textos de poesia, num concurso internacional.

 

O anúncio da chegada

Embora o livro só vá ser lançado dia 25, alguns autores já puderam ler e apreciar a obra. São os casos de Armando Artur, Filimone Meigos e Marcelo Panguana. No entanto, coube a Juvenal Bucuane prefaciar. De acordo com o escritor, Detalhes de uma vida de silêncio é o anúncio da chegada de uma voz nova na literatura moçambicana, particularmente na poesia que marca a essência da alma nacional. São sons novos acrescidos ao diapasão da escala sinfónica do fazer poético do nosso país”, aos quais não nos podemos furtar, sob o risco de estarmos a renegar a força da juventude que hoje se levanta predisposta a erguer bem alto a tocha que exibe ao mundo, a ardência da arte moçambicana, pura e nobre”, escreve Juvenal Bucuane no prefacio do livro, enaltecendo: “Heliodoro Jr. é um poeta jovem, ainda, mas as suas marcas, os sintomas que nos faz perceber a sua obra, cantam bem alto em nós, que já auguramos sucessos para a literatura/poesia moçambicana. Não pertencendo, ainda, à galeria dos grandes nomes da literatura moçambicana, o seu lugar naquela grande lápide, estará reservado”.

 

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-09-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa414