O País Online - A verdade como notícia

Sábado
22 de Julho
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Guitarrista partilha “groove” de Moçambique pelo mundo

Guitarrista partilha “groove” de Moçambique pelo mundo

Digressão mundial de Jimmy Dludlu tem como lema “Moçambique: terra de sol, praia e Afrojazz”

“O lugar de Jimmy Dludlu está entre os melhores mestres da guitarra do século 20 e 21 como Charlie Christian, Wes Montgomery, George Benson e Django Reihnardt”. O pronunciamento Hugh Masekela, pouco a pouco, está a ser entendido à letra pelos demais.

Por isso, Jimmy Dludlu vai realizar entre Julho de 2017 e Junho de 2018 uma digressão mundial para divulgar o seu mais recente disco intitulado “In the Groove”, lançado ano passado.

Esta digressão mundial tem como lema “Moçambique: terra de sol, praia e Afrojazz”. Com isso, visa igualmente divulgar uma imagem positiva de Moçambique depois de nos últimos dois anos terem sido reportados na media internacional apenas assuntos negativos relacionados com dívidas e conflito político-militar. Assim, Jimmy quer contribuir no relançamento da boa imagem do nosso país no mundo, projectando-o, como um país a escolher para passar férias e momentos de lazer, mas também para fazer negócios.

A digressão deverá escalar 15 países em todos os continentes e espera-se que quase 30 milhões de pessoas assistam aos seus concertos. As actuações de Jimmy Dludlu serão feitas em Festivais de Jazz e em alguns casos deverá também participar em programas televisivos, Talk Shows de maior audiência.

Como parte deste projecto, entre os dias 27 a 30 de Abril o guitarrista esteve presente no Jaazzahead 2017, em Bremen, na Alemanha, uma das maiores Feiras Internacionais de Jazz que reúne produtores de concertos de Jazz, agentes, músicos e todos interessados no mundo de jazz para expor e discutir as novas tendências deste estilo musical.

O stand de Jimmy Dludlu estava integrado no pavilhão da Brasil Music Export, fruto de uma parceria com uma empresa brasileira que divulga o músico pelo mundo.

A digressão teve seu pontapé de saída no dia 1 de Julho, em Durban, na África do Sul. Esta semana, no dia 8 de Julho, Jimmy Dludlu vai actuar no LUGANO JAZZ ESTIVAL, na Suíça. O músico é uma das figuras de cartaz deste festival que deverá ser transmitido em Directo pela TV Sueca para mais de 5 milhões de pessoas na Suíça e Itália. Jimmy vai actuar ainda em Roma e Milão, na Itália. Ainda na Europa Jimmy Dludlu é convidado especial para a celebração dos 20 anos do Saulkrasti Jazz Festival, na Letônia, entre outros festivais pelo mundo.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -20-07-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa401