O País Online - A verdade como notícia

Sábado
23 de Setembro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Sérgio Langa lança modelo editorial do jornal impresso em Moçambique

Sérgio Langa lança modelo editorial do jornal impresso em Moçambique

Livro “O Modelo Editorial do Jornal Impresso em Moçambique: uma abordagem baseada no Design Gráfico dos diários Notícias e O País” lançado hoje

“O Modelo Editorial do Jornal Impresso em Moçambique: uma abordagem baseada no Design Gráfico dos diários Notícias e O País”, livro de Sérgio Jeremias Langa é lançado hoje, às 17h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A apresentação da obra estará a cargo dos filósofos Severino Ngoenha e Dionísio Bahúle e pela professora Doutora Leonilda Sanveca, jornalista e directora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte da Universidade Pedagógica.

É uma obra de natureza académica com a chancela da Editora EDUCAR (editora universitária), com Nota Prévia e Prefácio da autoria de Severino Ngoenha e Dionísio Bahúle.

Tal como sucedeu com o USA TODAY que, ao ter constatado a queda de leitores do jornal, se adequou a uma nova modalidade de mercado privilegiando fotografias a cores, matérias curtas e inclusão de gráficos explicativos, pressupor-se-ia que os jornais moçambicanos passariam, também, a adoptar um modelo adequado aos seus leitores.

O livro “O Modelo Editorial do Jornal Impresso em Moçambique: uma abordagem baseada no Design Gráfico dos diários NOTÍCIAS e O PAÍS” busca discutir as implicações de um jornal que chega ao leitor moçambicano sem que este tenha sido auscultado sobre um modelo adequado às suas características.

A análise dos jornais Notícias e O País é feita na perspectiva de identificar um modelo editorial gráfico com uma composição visual que responde às principais características e tipologia de leitores em Moçambique.

O lançamento do livro terá como mestre-de-cerimónias Hermínia Machel, pivô do telejornal e jornalista sénior da Televisão de Moçambique e contará ainda com a participação da cantora Xixel Langa.

Para Sérgio Langa, este livro revela uma atitude e coragem por parte do autor pelo facto de estar a iniciar uma discussão que poderá ser desenvolvida em outras vertentes. “Sinto que é uma responsabilidade ter elaborado a primeira pesquisa na componente editorial no jornal impresso” e acredita que poderá ajudar, afinal o conhecimento não deve ser reproduzido, como também deve ser criado.

Do design à comunicação

Sérgio Jeremias Langa, artisticamente conhecido como Circle Langa, é formado em Design de Comunicação Publicitária pela Academia de Artes, Escola Nacional de Artes Visuais; Licenciado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário e Mestre em Jornalismo e Estudos Editorias. Fundador da Agência de Design de Comunicação Pixel; Artista Plástico; colunista de alguns jornais em artigos de opinião; Pesquisador na Área de Ciências da Comunicação e Docente.

 


 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-09-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa414