O País Online - A verdade como notícia

Quinta-feira
21 de Setembro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Artistas moçambicanos “Unidos Contra a Fome” em Portugal

Artistas moçambicanos “Unidos Contra a Fome” em Portugal

Obras de arte de Frank Ntaluma e Malenga fazem parte da exposição para angariação de fundos para erradicar fome na CPLP

A galeria de exposição da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, acolheu, na noite desta terça-feira, a inauguração da exposição “Artistas Unidos Contra a Fome”.

As obras estarão expostas até 28 de Setembro, data prevista para o leilão das mesmas. A exposição reúne peças doadas por vários artistas dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). E Moçambique contribui com obras de arte de Frank Ntaluma e Malenga, quadros pertencentes a José Pádua (artista plástico já falecido), Lívio de Morais, Roberto Chichorro e uma fotografia de Sérgio Santimano – todas obras doadas em prol dos necessitados.

Segundo Frank Ntaluma, escultor maconde, o evento teve muita afluência e contou com a participação da Secretária Executiva da (CPLP), Maria do Carmo Silveira, e do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e de todos artistas envolvidos com a causa.

“Amor ao próximo” é o nome que Ntaluma apelidou à escultura que doou, esculpida em pedra Onix. “Antes de jogar a comida fora, fica a saber que a escassos quilómetros existe alguém que necessita”, essa é a mensagem que o escultor makonde pretende transmitir com a sua obra.

A Exposição é uma iniciativa da Campanha “Juntos Contra a Fome” da CPLP, que tem por objectivo a angariação de fundos para viabilização de projectos que contribuam para a erradicação da fome nos países membros. 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -20-09-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa414