O País Online - A verdade como notícia

Quinta-feira
19 de Outubro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Cultura Cultura Mauro Brito em digressão literária pelo Brasil

Mauro Brito em digressão literária pelo Brasil

Mauro Brito vai divulgar sua obra e estabelecer intercâmbios com artistas brasileiros

Mauro Brito, poeta e autor da obra “Passos de magia ao sol”, estará em digressão cultural pelo Brasil, desde o dia 14 deste mês até 7 de Novembro. O objectivo é divulgar da sua obra e estabelecer intercâmbios com artistas locais.

Na viagem à terra de Jorge Amado e de Ronaldinho Gaúcho, o enfoque vai para a sua participação na nona edição do Festival de Artes Negras (FAN), a ter lugar na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Na capital mineira, Mauro Brito tem apresentações entre os dias 15 e 23 do corrente mês, no Instituto Cultural Casarão das Artes, parceiro do festival e também da Prefeitura de Belo Horizonte.

A sua participação terá como foco a apresentação da sua primeira obra de poesia “Passos de magia ao sol”, um livro infanto-juvenil, seguido de rodas de conversas e assinatura de autógrafos. Também está marcada uma conversa sobre a cultura moçambicana aos moradores da cidade de Belo Horizonte.

Ora, a participação de Brito estende-se ainda a outros eventos. No estado de Santa Catarina, na Universidade com o mesmo nome, terá uma “palestra aberta aos estudantes de Pedagogia”. E no dia seguinte, vai participar duma oficina junto do grupo de estudantes do Contarolando, terminando com uma sessão pedagógica.

Dando continuidade à sua digressão, o poeta escala o estado do Ceará, onde toma parte numa mesa de abertura na “UNILAB”, com o Projecto de iniciação à docência; seguindo-se um outro evento denominado Karingana Wa Karingana, “literaturas africanas de língua portuguesa em sala de aula”; e por último participará de uma “Oficina de Criação Literária”, na companhia dos alunos da UNILAB.

O autor encerra a sua digressão no Estado de São Paulo, com a participação do Sarau do Kintal e do Sarau da Cooperifa, onde vai interagir e recitar poemas de sua autoria junto de outros poetas locais.

Mauro Brito é escritor e poeta, iniciou-se no teatro e activismo social, contudo, é na literatura que se sente confortável. Colaborou com vários movimentos: Movimento Humanista, Kuphaluxa e Sociedade Moçambicana de Debates. Desde então escreve para revistas e jornais: Cultura, Missanga, Literatas, participando igualmente em recitais e sessões de poesia. De espírito inquieto e versátil, tem percorrido outros caminhos como piloto de aeronaves. Estreou-se em 2017 com o seu livro “Passos de magia ao Sol”.

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -18-10-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa419