O País Online - A verdade como notícia

Segunda-feira
29 de Maio
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Desporto Desporto Mambas defrontam Lesotho e Líbia

Mambas defrontam Lesotho e Líbia

Jogos amigáveis estão inseridos nas data-FIFA do mês de Marco

A Federação Moçambicana de Futebol conseguiu fechar os acordos com as federações de futebol de Lesotho e Líbia, para a realização de dois jogos amigáveis, inseridos nas datas-FIFA deste mês de Março, nomeadamente a 25 e 28 próximos.

Para a primeira partida, marcada para o sábado do dia 25 de Março, os Mambas vão defrontar a sua congénere do Lesotho, em partida marcada, de princípio, para o “Caldeirão” do Chiveve, na cidade da Beira, podendo ser um jogo a ser disputado de noite, tendo em conta que o campo dos “locomotivas” da Beira já se encontra iluminado.

O acordo para este jogo prevê que a Federação Moçambicana de Futebol se responsabilize pelo transporte aéreo de Maputo a Beira e vice-versa, bem como pelo alojamento e alimentação, para além do transporte em todas as deslocações naquela cidade capital de Sofala. Assim, o combinado do Lesotho vai fazer a viagem de Maseru a Maputo e vice-versa via terrestre, sendo da sua própria responsabilidade.

A realização deste jogo no “Caldeirão” do Chiveve é um prémio para a população da cidade da Beira, não só por estar a festejar, ainda, as boas maravilhas trazidas pelo Ferroviário local, com a conquista do título inédito, ano passado, bem como a recente vitória de duas bolas sem resposta diante do Barrack Young Controllers da Libéria, inserido na primeira mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas também porque está dentro do projecto da Federação Moçambicana de Futebol, de levar os jogos da selecção nacional às províncias. Esta seria a segunda província a receber um jogo dos Mambas, depois da cidade de Nampula ter acolhido o jogo de uma eliminatória do CHAN, há cerca de quatro anos atrás.

Diante do Lesotho, será o 15.º jogo entre ambos, sendo nas 14 partidas já disputadas, os Mambas levam grande vantagem em termos de resultados, com 7 vitórias, 3 derrotas e 4 empates registados. A última partida entre ambos data de 21 de Maio de 2008, num amigável, em Maputo, com a vitória a sorrir para o Lesotho por 2-3.

Líbia é outro adversário dos Mambas

Três dias depois de jogar com o Lesotho no “Caldeirão” do Chiveve, os Mambas receberão, já em Maputo, no Estádio Nacional do Zimpeto, a Líbia, igualmente em jogo de carácter particular.

Para este jogo, que deverá acontecer às 19h00 de terça-feira, dia 28 de Março, o combinado nacional poderá enfrentar imensas dificuldades, tendo em conta tratar-se de uma equipa de maior gabarito, em termos competitivos.

Será a quinta vez que estas duas selecções vão se defrontar na história dos dois países, com a Líbia a levar vantagem por ter vencido 3 jogos e ter cedido um empate sem abertura de contagem. Todos os jogos entre estes dois conjuntos foram em fases de qualificação à final de um CAN, nomeadamente em 1985 para o CAN-86 e em 2010 e 2011 para o CAN-2012. Em 1985, os líbios venceram as duas partidas pelo mesmo resultado de 2-1, tanto em sua casa como em Maputo. Já em 2010, houve um empate sem abertura de contagem em Maputo e no ano seguinte a Líbia venceu em casa, por uma bola sem resposta.

Desta feita poderá ser o “tira-teimas” para o combinado moçambicano conseguir a primeira vitória diante deste adversário, que tem sido cliente assíduo dos campeonatos africanos das nações.

Para os dois jogos, o seleccionador nacional, Abel Xavier, deverá anunciar na próxima quinta-feira os jogadores convocados, sendo de destacar os que actuam além fronteiras, que vão se juntar aos que jogam intramuros. Prevê-se que hajam surpresas na convocatória, uma vez que Abel tem realizado viagens para acompanhar de perto os jogos das equipas moçambicanas, quer seja no campeonato nacional, o Moçambola ZAP, como nas competições africanas.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -29-05-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 


 

EQUIPAANO
Ferroviário da Beira 2014
Ferroviário da Beira2013
Liga Muçulmana2012
Ferroviário De Maputo 2011
Maxaquene2010
Ferroviário De Maputo2009
Atlético Muçulmano2008
Costa Do Sol 2007
Desportivo De Maputo2006
Ferroviário Da Beira2005
Ferroviário De Maputo2004
Ferroviário De Nampula2003
Costa do Sol2002
Maxaquene2001
Costa do Sol2000
Edição Impressa 398