O País Online - A verdade como notícia

Sábado
25 de Março
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Desporto Desporto Ferroviário da Beira encaixa 550 mil dólares com apuramento na Liga dos Campeões Africanos

Ferroviário da Beira encaixa 550 mil dólares com apuramento na Liga dos Campeões Africanos

“Locomotivas” do Chiveve estreiam-se na Liga dos Campeões entre os dias 12 e 14 de Maio

Salve as devidas, e gritantes, diga-se, diferenças com o que se faz do outro lado do Atlântico, a Liga dos Campeões Africanos é prestígio, é competitividade, é... dinheiro. Mola. Chibaba.

Pelo que, pela sua passagem à fase de grupos da 53ª edição da "Champions", o Ferroviário da Beira irá encaixar 550 mil dólares. 5% deste valor, segundo as regras da Confederação Africana de Futebol (CAF), é para a Federação Moçambicana de Futebol ou para Associação Provincial de Futebol de Sofala.

É um valor que se acresce ao que o Governo, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), dá aos representantes moçambicanos nas competições africanas.

Caso transitem para a fase do "mata mata", neste caso, os quartos-de-final, os campeões nacionais encaixarão 650 mil dólares.

À medida que os participantes avançam na prova continental de clubes, o bolo aumenta. De tal forma que, em caso de passagem para as meias-finais, o conjunto orientado por Aleixo Fumo recebe 875 mil dólares.

 

Maratona de jogos

É o regresso de um clube moçambicano à elite de África. O único, ao nível dos países de língua portuguesa, no galarim dos dezasseis melhores do continente. Pela frente, os campeões nacionais terão: maratona de jogos. Sucessivas e, porquê (?) não dizê-lo, desgastantes viagens. Jogos de grande intensidade. 

Os campeões nacionais estreiam-se na 53ª edição da Liga dos Campeões Africanos de futebol entre os dias 12 e 14 de Maio, datas em que terão lugar os jogos da primeira jornada. Na semana seguinte, ou seja, entre 23 e 24 de Maio, roda a segunda jornada da "Champions". 

A terceira e última jornada da primeira volta, segundo o calendário da Confederação Africana de Futebol, tem lugar de 2 a 4 de Junho.

A intercalar com os jogos do Moçambola ZAP 2017, Taça de Moçambique e da Liga BNI, o Ferroviário da Beira faz a quarta jornada entre 20 e 21 de Junho de 2017.

A quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos realiza-se entre os dias 31 de Junho e 2 de Julho. A fechar a fase de grupos, os “locomotivas” do Chiveve entram em cena na sexta jornada entre os dias 7 e 9 de Julho.

Caso transite para os quartos-de-final, a fase do “mata mata”, o Ferroviário da Beira jogará a primeira “mão” nos dias 8 e 10 de Setembro, sendo que uma semana depois (15 e 17 de Dezembro) terá lugar a segunda "mão".

Entre os dias 29 de de Setembro e 1 de Outubro, terão lugar os embates referentes à primeira “mão” das meias-finais. A segunda “mão” está aprazada para 13 e 15 de Outubro.

A fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos passa a contar, a partir deste ano, com 16 clubes (dos anteriores oito), decisão tomada ano passado pela Confederação Africana de Futebol (CAF). 

O novo formato da “Champions” terá quatro grupos de igual número de equipas cada um durante a primeira fase. Desde o lançamento da Liga dos Campeões africanos, em 1997, que a primeira fase da prova foi sempre disputada por dois grupos de quatro equipas.

A Liga dos Campeões Africanos de 2017 é a 53ª edição da maior competição de clubes da África e a 21ª edição sobre o atual formato de competição.

 O vencedor desta competição irá representar África no Campeonato Mundial de Clubes de 2017.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -24-03-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 


 

EQUIPAANO
Ferroviário da Beira 2014
Ferroviário da Beira2013
Liga Muçulmana2012
Ferroviário De Maputo 2011
Maxaquene2010
Ferroviário De Maputo2009
Atlético Muçulmano2008
Costa Do Sol 2007
Desportivo De Maputo2006
Ferroviário Da Beira2005
Ferroviário De Maputo2004
Ferroviário De Nampula2003
Costa do Sol2002
Maxaquene2001
Costa do Sol2000
Edição Impressa 390