O País Online - A verdade como notícia

Domingo
23 de Julho
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Desporto Desporto Filipe Nyusi inaugura hoje Festival Nacional dos Jogos Escolares

Filipe Nyusi inaugura hoje Festival Nacional dos Jogos Escolares

Gaza e Cabo Delgado disputam jogo de abertura em futebol

É hoje! Sim, é hoje que o país vai parar para testemunhar o arranque dos XIII Jogos Desportivos Escolares Gaza-2017. O evento tem um “sabor” especial para a população de Gaza, por ser a primeira vez que a província acolhe o festival.

Sob o lema “Desporto escolar, conservando a natureza”, esta edição carrega uma forte mensagem de que se deve conservar a fauna bravia. Aliás, o rinoceronte, uma das maiores vítimas da caça furtiva, é a mascote do evento. Porque é de pequeno que se torce o pepino, espera-se que os atletas, adultos do futuro, carreguem e massifiquem a mensagem da importância da protecção dos animais.

O evento será aberto pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, e contará com a presença da governadora de Gaza, Stela Zeca; da ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, e seu “vice”, Armindo Ngunga; do ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, e sua “vice”, Ana Flávia Azinheira; do ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, entre outras individualidades.

A cerimónia iniciará às 07h15, com a concentração de populares e convidados, na Praça dos Heróis, onde será depositada uma coroa de flores. Continuará no campo do Clube Ferroviário de Gaza, onde se espera que o presidente da república chegue por volta das 09h00. Logo a seguir, está previsto o desfile das 11 delegações, entrada da tocha e a intervenção do representante dos atletas.

 

A intervenção do Chefe de Estado está prevista para 11h05 e sucederá as intervenções do presidente do município de Xai-Xai, da governadora de Gaza e da ministra da educação. O evento de abertura será marcado, igualmente, por vários momentos culturais que irão animar os convidados.

GAZA E CABO DELGADO DISPUTAM JOGO DE ABERTURA EM FUTEBOL

É uma partida que se espera muito disputada. A jogar no seu terreno, a equipa de Gaza terá o público a seu favor, mas espera-se que Cabo Delgado não facilite, até porque vem com a lição muito bem estudada. Facto curioso é que, há dois anos, as duas províncias se defrontaram na primeira jornada do evento em futebol. Em 2015, Gaza venceu Cabo Delgado por 3-1. O Chefe de Estado, Filipe Nyusi, reforçou a equipa de Gaza. Hoje, o jogo está marcado para 11h20, no mesmo recinto, ou seja, campo do Ferroviário de Gaza.

 

MUNÍCIPES DE XAI-XAI GARANTEM APOIO A EQUIPAS DE GAZA

A cidade de Xai-Xai está colorida para acolher o festival. Os munícipes disseram à nossa reportagem que irão acorrer aos campos, para apoiar as equipas de casa. “Gosto de basquetebol e irei assistir aos jogos com os meus filhos. Espero que a festa seja grande, porque a cidade está vestida a rigor para viver esta festa. Como natural de Gaza, apoiarei todas as equipas da minha província. Espero que saiamos vencedores desta edição”, esperançou Alcinda Wane.

Por seu turno, Dálio Pombal disse que apesar de ter um carinho especial pelas equipas da sua província, irá apoiar outras delegações se se justificar. “Irei apoiar as nossas selecções até onde for possível. mas se não se mostrarem fortes o suficiente e ficarem para trás, irei apoiar outras delegações, porque, mais do que competição, o desporto é harmonia, é unidade entre todos os moçambicanos”, disse.

E há quem diga que o negócio está a render, graças ao evento. “Este movimento de pessoas está a ser-me benéfico, vejo que a clientela está a aumentar e isso é bom. Espero que continue assim”, avançou Alexandre Tivane.

O evento deste ano contará com a participação de 1 386 alunos, que irão competir durante 12 dias, em oito modalidades, nomeadamente, atletismo, andebol, basquetebol, ginástica, xadrez, voleibol, futebol e jogos tradicionais.

De referir que esta é a primeira vez que Gaza acolhe este evento, mas a província já conquistou os Jogos Desportivos Escolares em duas ocasiões, designadamente, em 2003 e 2005.

CONCEITA SORTANE APELA À AFLUÊNCIA AOS RECINTOS DOS JOGOS

Ontem, Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, visitou o campo do Ferroviário de Gaza e ficou satisfeita com o nível de empenho dos envolvidos na organização. “Estou feliz, porque, mais uma vez, mostramos que somos capazes de organizar um evento desta natureza sem muitos constrangimentos”, disse a ministra, que lançou um apelo à população de Gaza para afluir aos campos e apoiar as suas equipas favoritas. “Apelo a toda a população para que encha os campos, de modo a que a festa seja grande em Gaza. É importante que se desloquem aos recintos desportivos, para que possamos dar o calor humano aos atletas”, referiu a dirigente.

Com a realização deste evento, espera-se que cerca de três mil pessoas visitem a cidade de Xai-Xai, entre atletas, delegados e convidados nacionais e estrangeiros.

Recorde-se que a última edição dos jogos escolares, realizada na província de Cabo Delgado, teve como vencedora a província de Manica.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -20-07-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 


 

EQUIPAANO
Ferroviário da Beira 2014
Ferroviário da Beira2013
Liga Muçulmana2012
Ferroviário De Maputo 2011
Maxaquene2010
Ferroviário De Maputo2009
Atlético Muçulmano2008
Costa Do Sol 2007
Desportivo De Maputo2006
Ferroviário Da Beira2005
Ferroviário De Maputo2004
Ferroviário De Nampula2003
Costa do Sol2002
Maxaquene2001
Costa do Sol2000
Edição Impressa401