O País Online - A verdade como notícia

Terça-feira
22 de Agosto
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Desporto Desporto Mais clubes recebem certificados de licenciamento

Mais clubes recebem certificados de licenciamento

Chibuto, Costa do Sol, Ferroviários da Beira e de Maputo passarão a ser reconhecidos internacionalmente

Os clubes de Chibuto, Costa do Sol, Ferroviários da Beira e de Maputo, recebem, hoje, na sede da Federação Moçambicana de Futebol, os seus certificados de licenciamento, depois que cumpriram com todas as exigências da CAF e da FIFA, nomeadamente os critérios desportivos, as infra-estruturas administrativas e pessoal, legal e financeiro, para serem clubes reconhecidos nacional e internacionalmente.

Estes quatro emblemas juntam-se à Liga Desportiva de Maputo e a União Desportiva de Songo, que já o fizeram, enquanto os restantes clubes que disputam o Moçambola Zap estão ainda a caminho. Após se licenciarem, dependendo de cada caso, o clube pode ser considerado de categoria A, B ou C.

Uma das exigências que embaraça os clubes é a obrigatoriedade de apresentação de infra-estruturas desportivas em condições para treinos e jogos, havendo colectividades que treinam e recebem adversários em terrenos emprestados, casos do Maxaquene (que joga no Estádio Nacional do Zimpeto), 1º de Maio de Quelimane (que realiza jogos no campo do Ferroviário de Quelimane) e Associação Desportiva de Macuácua (que tem de se deslocar a Chibuto), bem como clubes que não usam seus próprios campos, mas têm feito jogos em campos municipais, casos da UP de Lichinga.

Por outro lado, é exigido aos clubes a apresentação de balancetes bancários auditados, uma prática rara mesmo nos principais clubes do futebol moçambicano.

Há ainda a obrigatoriedade dos clubes movimentarem os escalões de formação e apresentarem as reais condições em que os petizes jogam, como técnicos qualificados e infra-estruturas próprias, para além de estatutos próprios do clube.

Estes critérios têm dificultado, sobremaneira, aos clubes moçambicanos que não tenham bases seguras para o seu licenciamento. Entretanto, sabe-se que a Federação Moçambicana de Futebol tem estado a fazer um trabalho com os clubes para que estes consigam regularizar sua situação de legalizar os clubes.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-08-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 


 

EQUIPAANO
Ferroviário da Beira 2014
Ferroviário da Beira2013
Liga Muçulmana2012
Ferroviário De Maputo 2011
Maxaquene2010
Ferroviário De Maputo2009
Atlético Muçulmano2008
Costa Do Sol 2007
Desportivo De Maputo2006
Ferroviário Da Beira2005
Ferroviário De Maputo2004
Ferroviário De Nampula2003
Costa do Sol2002
Maxaquene2001
Costa do Sol2000
Edição Impressa411