O País Online - A verdade como notícia

Terça-feira
22 de Agosto
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Desporto Desporto Irmãs Covane vão jogar nos EUA

Irmãs Covane vão jogar nos EUA

Vilma e Carla Covane irão representar Seward County Community College

Uma chama-se Vilma. Outra chama-se Carla. Uma é tri-campeã nacional e vice-campeã africana de clubes pelo Ferroviário de Maputo. Outra é bicampeã distrital de Lisboa pela Quinta dos Lombos, em Portugal. Tem passagens pelas selecções de formação, onde brilharam. São formadas no Ferroviário de Maputo. Têm talento e grande margem de progressão. E, para continuarem a evoluir, irão entrar em contacto com outra realidade do basquetebol no outro lado do atlântico: EUA. Vilma Covane, poste de 20 anos, e Carla Covane, extremo-poste de 18 anos, seguem amanhã para o Texas, EUA, onde irão jogar no Seward County Community College  e prosseguir com os seus estudos.

Vilma: "Rookie" no Afrobasket 2015

Em 2015, Vilma Covane estreou-se na selecção sénior feminina de basquetebol que disputou o Campeonato Africano, em Yaoundé, nos Camarões.

Nazir “Nelito” Salé, seleccionador nacional, lançou a atleta nos jogos contra Camarões (contabilizou 14 minutos na quadra com dois ressaltos defensivos), Uganda (21 minutos na quadra), África do Sul (entrou no cinco inicial e fez 16 minutos), Mali (oito minutos na quadra), Gabão (nove minutos na quadra).

Já nos quartos-de-final, diante da Nigéria, a jovem poste simplesmente não foi chamada a quadra. Nas classificativas do 5.º ao 8.º lugares contabilizou sete pontos no encontro em que as Samurais derrotaram o Egipto, por 99-76.

No último jogo da selecção nacional nesta competição, diante do Mali, Vilma Covane voltou a não ser utilizada por Nazir Salé.

Com passagens pelas selecções de formação, onde deu cartas, Vilma Covane representou o país no "Afrobasket" feminino sub-16, em 2011.

Três anos depois, ou seja, em 2014, fez parte da selecção nacional de basquetebol sub-18 que conquistou a medalha de bronze no "Afrobasket" da categoria, no Cairo, Egipto. Nesta prova, na qual Moçambique venceu a Argélia (51-48) no jogo de atribuição do terceiro lugar, Vilma Covane obteve uma média de 6.6 pontos e 10.9 ressaltos/jogo.

 Faziam parte desta formação, craques como Stefânia "Papelão" Chiziane, Neide Ocuane, Eleutéria "Formiga" Lhavanguane, Yara Couto, Clitan de Sousa, entre outras.

Já em 2015, Covane, a mais velha, representou o Ferroviário de Maputo na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Luanda, Angola, numa prova em que as "locomotivas" ocuparam a terceira posição.

Ano passado, foi vice-campeã africana de clubes pelo Ferroviário de Maputo, tendo, nesta prova, obtido uma média

Carla Covane: MVP na "Tuga"

Com enorme potencial, Carla Covane esteve em bom plano este ano no Quinta dos Lombos, em Portugal.

Com um duplo-duplo (15 pontos e 20 ressaltos), ajudou a sua equipa a vencer o Algés (onde joga a também moçambicana Carla Budane), por 59-42, no terceiro jogo da fase final da prova. Fruto das excelentes exibições, foi nomeada MVP e indicada para o cinco ideal juntamente com as compatriotas Chanaia Pinto e Carla Budane.

Carla Covane foi uma das melhores unidades da selecção nacional de basquetebol sub-16 que, em 2016, conquistou a medalha de bronze no "Afrobasket" sub-18, no Cairo, Egipto.

Covane fez parte do cinco inicial – juntamente com a base Delma Zita, Sílvia Veloso, Madina Camara e Iolanda Francisco- no embate em que Moçambique venceu Angola (56-43) e conquistou a medalha de bronze.

Em 2015, em representação da selecção sub-16 no "Afrobasket" de Antananarivo, no Madagáscar, Carla Covane obteve uma média 8.6 pontos e 12.1 ressaltos/jogo.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-08-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 


 

EQUIPAANO
Ferroviário da Beira 2014
Ferroviário da Beira2013
Liga Muçulmana2012
Ferroviário De Maputo 2011
Maxaquene2010
Ferroviário De Maputo2009
Atlético Muçulmano2008
Costa Do Sol 2007
Desportivo De Maputo2006
Ferroviário Da Beira2005
Ferroviário De Maputo2004
Ferroviário De Nampula2003
Costa do Sol2002
Maxaquene2001
Costa do Sol2000
Edição Impressa411