O País Online - A verdade como notícia

Segunda-feira
29 de Maio
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Economia Economia País quer pescar um milhão de toneladas em 10 anos

País quer pescar um milhão de toneladas em 10 anos

Moçambique produz anualmente 300 mil toneladas de pescado diverso, mas deseja alcançar a meta de um milhão de toneladas em 10 anos

 

Moçambique produz anualmente 300 mil toneladas de pescado diverso. Trata-se de um aumento de 30 toneladas se comparado com a cifra conseguida em 2014. Apesar dos números serem animadores, Agostinho Mondlane, Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, quer que dentro de 10 anos o país consiga pescar um milhão de toneladas de pescado. Esta vontade foi manifesta, hoje, durante o primeiro Conselho Consultivo Alargado do ministério.

 

Para alcançar a meta, o ministério diz estar a desenvolver acções tendentes a divulgar práticas sustentáveis de captura de pescado e massificar os projectos de aquacultura no país. Agostinho Mondlane revelou que grande parte do pescado capturado no país é consumido internamente sendo que uma pequena parte é exportada para Europa, Asia e Africa do Sul.

 

Durante o encontro, Mondlane falou sobre a recente aprovação, pelo Governo, do Regulamento que estabelece o regime jurídico de utilização dos espaços marítimos, um documento que prevê, entre outras medidas, a defesa do ambiente marinho e protecção das áreas de conservação. O Conselho Consultivo decorre no distrito de Namaacha e vai terminar nesta quinta-feira.

 


 


 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -29-05-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa 398