O País Online - A verdade como notícia

Quinta-feira
21 de Setembro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Economia Economia Petrolífera russa Rosneft prepara abertura de escritório em Moçambique

Petrolífera russa Rosneft prepara abertura de escritório em Moçambique

Empresa prepara-se para entrar em Moçambique numa altura em que o país prepara-se para ser um dos maiores produtores de gás do mundo

 

 

O grupo russo Rosneft está a estudar a abertura de um escritório em Moçambique revelou o embaixador de Moçambique na Rússia, Mário Saraiva Ngwenya segundo um despacho da Reuters.

O diplomata moçambicano disse ainda que até ao final do ano deverá ser assinado o acordo sobre a exploração dos blocos concessionados em 2015 à Rosneft e à ExxonMobil.

Ngwenya disse ainda que nas próximas semanas uma delegação da Rosneft visitará Maputo.

Em 2015 foram atribuídos ao consórcio ExxonMobil (60%) e Rosneft (20%) três blocos, um na bacia de Angoche e os outros dois na bacia do Zambeze, na zona central de Moçambique.

Em 2015, Rosneft disse que as exportações de gás natural liquefeito (LNG) serão prioridade se forem detectadas reservas suficientes na exploração.

Rosneft é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo. O governo russo é o maior acionista da empresa com 75% das acções, ao lado da Gazprom e LUKoil. A Rosneft é uma das três maiores empresas de petróleo e gás da Rússia.

A empresa russa prepara-se para entrar em Moçambique numa altura em que o país começa a dar passos para integrar a lista dos maiores produtores de gás do mundo, com a recente assinatura dos acordos que formalizam a decisão de investimentos pelo consórcio liderado pela empresa italiana ENI, que explora a Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

 

 

 

 

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -21-09-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa414