O País Online - A verdade como notícia

Quinta-feira
25 de Maio
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Internacional Internacional Apoiantes de Erdogan festejam vitória do “sim” no referendo deste domingo

Apoiantes de Erdogan festejam vitória do “sim” no referendo deste domingo

Partido Republicano do Povo pede recontagem de 37% dos votos

Os apoiantes do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, começaram já a festejar a vitória do "sim" no referendo que dá mais poderes ao chefe de Estado, com 51,32%, quando estão contados 98,4% dos votos.

Os votos a favor no referendo, para decidir sobre o reforço de poderes de Erdogan, tinham uma vantagem de quase 1,3 milhões o que garante a vitória ao "sim", embora a proporção possa ainda variar.

Os dados são da agência turca Anadolu, que está transmite resultados ao minuto, na sua página da internet.

Entretanto, o principal partido da oposição turca pediu a recontagem de 37% dos votos expressos no referendo de hoje sobre a revisão constitucional, após denunciar irregularidades no sufrágio.

O Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata e principal força da oposição) criticou a decisão da Comissão Eleitoral de aceitar como votos válidos os boletins que não possuíam o seu carimbo oficial.

O vice-presidente do CHP, Bulent Tezcan, considerou, em declarações aos 'media', que esta decisão implica que os resultados do referendo constitucional "vão enfrentar um sério problema de legitimidade".

A Suprema Comissão Eleitoral anunciou esta decisão sem precedentes após muitos votantes terem referido que os boletins de voto que lhes foram fornecidos não possuíam o obrigatório carimbo oficial. A comissão considerou que os boletins de voto apenas podem ser considerados inválidos caso seja provado que foram introduzidos nas urnas de forma fraudulenta.

 

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -24-05-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa 398