O País Online - A verdade como notícia

Terça-feira
22 de Agosto
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Internacional Internacional Paul Kagame recandidata-se às eleições em Ruanda

Paul Kagame recandidata-se às eleições em Ruanda

Mais de seis milhões de eleitores participam nas presidências em Ruanda

As assembleias de voto no Ruanda registam longas filas de eleitores logo que os locais de voto foram abertos, mas em outros pontos as pessoas já esperavam a abertura das urnas desde as primeiras horas da madrugada.

Paul Kagame, actual presidente é apontado como o candidato favorito sendo que espera conseguir um apoio superior a 90 por cento.

A polícia montou um forte dispositivo de segurança na capital do Ruanda e os estabelecimentos comerciais encontram-se encerrados, apesar de não se antecipar qualquer situação irregular.

De acordo com os dados da Comissão Eleitoral, 6,8 milhões de cidadãos vão exercer o direito de voto, mais de um milhão de votantes em relação às eleições de 2010, ano em que Kagame venceu as presidenciais com 93 por cento dos votos, renovando seu mandato que iniciou em 1994, logo que ele pôs fim ao genocídio que custou a vida a quase um milhão de tutsis e hutus em apenas 100 dias.

Os mais de 44 mil ruandeses residentes no estrangeiro já exerceram o direito de voto, ontem. Em Maputo, cerca de 250 ruandeses exerceram o direito de voto.

Kagame, agora com 59 anos, reclamou já a vitória, assegurando aos seus apoiantes, num evento, em Julho, que o vencedor das eleições já é conhecido desde 2015, quando o referendo sobre a Constituição lhe abriu o caminho para poder manter o poder até 2034.

Os outros candidatos são Frank Habineza, líder do Partido Verde Democrático do Ruanda e o independente antigo jornalista Phillippe Mpayimana.

É possível que os primeiros resultados comecem a ser divulgados na noite de hoje.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-08-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa411