O País Online - A verdade como notícia

Sábado
23 de Setembro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Internacional Internacional João Lourenço confirmado novo Presidente de Angola

João Lourenço confirmado novo Presidente de Angola

CNE confirma João Lourenço como novo Presidente de Angola com 61% dos votos

Em conferência de imprensa, o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) angolana divulgou os resultados definitivos das eleições gerais. Bornito de Sousa será o novo vice-Presidente da República, avançou a RTP Notícias.

O MPLA venceu com mais de 4,1 milhões de votos e conseguiu 150 deputados - maioria qualificada - na Assembleia Nacional, que conta com 220 assentos. Menos 25 lugares comparados com conseguidos em 2012. A UNITA é a segunda força política mais votada, com 26,67 por cento e grantiu 51 assentos na Assembleia Nacional.

A coligação de partidos Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE) obteve 643,9 mil votos, o que corresponde a 9,44% da votação global e 16 assentos na Assembleia Nacional. Nas eleições de 2012, a CASA-CE tinha conseguido apenas oito mandatos.

O Partido da Renovação Social (PRS) alcançou 92,2 mil votos (1,35%), elegendo dois deputados, enquanto a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) conseguiu 63,6 mil votos (0,9%) e elegeu um deputado. A Aliança Patriótica Nacional (APN) reuniu 34,9 mil votos, ficando sem representação parlamentar.

De acordo com a Constituição angolana, o cabeça de lista do partido mais votado em eleições gerais é automaticamente nomeado Presidente da República, desta forma, João Lourenço sucede a José Eduardo dos Santos, que liderava o país desde 1979.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -22-09-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa414