O País Online - A verdade como notícia

Sábado
21 de Outubro
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Política Política PR lança política e estratégia do mar para combater pesca ilegal

PR lança política e estratégia do mar para combater pesca ilegal

Filipe Nyusi diz que é obrigação de todos preservar o mar para combater exploração de recursos marinhos

O Presidente da República lançou, hoje, a Política e Estratégia do Mar, instrumento que visa combater a pesca ilegal e criar ordem na exploração de recursos marinhos. O Presidente alerta que não é opção preservar o mar, mas sim obrigação de todos.

Filipe Nyusi dirigiu a cerimónia presenciada pelo antigo estadista, Joaquim Chissano, membros do Governo, embaixadores e outras personalidades. Nyusi destaca que, além de ser uma fonte de alimentação, o mar é também fonte de promoção do turismo e reserva natural do ecossistema, por isso, a sua não conservação pode ter implicações nefastas.

Parceiros do país, como é o caso das Nações Unidas e do Banco Mundial exigem maior conservação dos recursos do mar e manifestam interesse em continuar a apoiar Moçambique. O Banco Mundial, em particular, financia um projecto de protecção dos recursos marinhos, num valor de 36 milhões de dólares, o equivalente a pouco mais de 2.1 mil milhões de meticais.

A Política e Estratégia do Mar, POLMAR, foi aprovada pelo Governo em Agosto passado e alinha-se à convenção internacional das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. Além de proteger o mar e promover uma exploração sustentável, a Política do Mar visa garantir maior arrecadação de ganhos para o Estado.

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -20-10-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa420