O País Online - A verdade como notícia

Sábado
26 de Julho
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Sociedade Sociedade Governo lança novo Cartão Saúde da Criança

Governo lança novo Cartão Saúde da Criança

O Ministério moçambicano da Saúde anunciou quinta-feira o lançamento do Cartão de Saúde da Criança, que contempla dados sobre a evolução da saúde e informação sobre testagem e tratamento de HIV de menores até cinco anos.

O Cartão de Saúde da Criança é um documento que permite aos profissionais de saúde monitorar o crescimento dos menores dos zero aos cinco anos, possibilitando também detectar problemas de carência alimentar, afectiva e doenças que prejudicam o desenvolvimento da criança.

O novo cartão a ser lançado na próxima segunda-feira - o primeiro foi em 1977 - vai incluir dados referentes ao desenvolvimento psicomotor da criança até aos cinco anos e terá informações sobre o registo de medicação de anti-retroviral profiláctico pela mãe grávida, bem como sobre testagem e tratamento de HIV, vírus que causa a Sida, da criança infectada.

Questionado pela Lusa sobre o risco de se quebrar a confidencialidade do estado de seropositividade da criança, dados que irão aparecer no novo documento, o ministro moçambicano da Saúde, Ivo Garrido, referiu que cada mãe terá que tomar conta do cartão, assinalando, por outro lado, que uma dos documentos que as mães moçambicanas mais conseguem preservar é este cartão de saúde da criança.

“Enquanto continuarmos com o princípio de que o Sida é uma coisa horrível, este país não vai para frente”, disse Ivo Garrido, acrescentando, que, de resto, “em Moçambique, as mães tomam muito bem conta do cartão de saúde”.

Isabel Ruas, médica pediatra do Ministério da Saúde de Moçambique indicou que no novo cartão foram introduzidos componentes como a do código de seguimento da vacinação em crianças e a nova vacina contra hemophilus influenza, vírus que causa a gripe.

No documento, vão constar igualmente dados sobre a promoção do aleitamento materno, com ênfase sobre o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses, os parâmetros para medição, nomeadamente peso e altura, registo de desparasitação e dados que indicam casos de excesso de peso nas crianças.

Este novo cartão “pode ser usado para avaliação da vulnerabilidade das crianças às doença” e “permite que os profissionais da saúde possam identificar as crianças desnutridas e expostas ao HIV, oferecer seguimento e os cuidados apropriados”, indica um comunicado distribuído aos jornalistas.

Em Moçambique, o número anual de nascimento é de 4,5 por cento dos 20,3 milhões de habitantes.

 

publicidade

Moeda

Compra

Venda

DolarUSD30,30 30,92
Rand ZAR 2,94 3,00
EuroEUR41,9642,80
LibraGBP51,5352,57
IeneJPY0,30230,3085
Faixa publicitária

Edição Impressa - O País Económico

Edição Impressa 249