O País Online - A verdade como notícia

Sexta-feira
24 de Março
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Sociedade Sociedade Disputa de terra condiciona produção de alimentos em Sofala

Disputa de terra condiciona produção de alimentos em Sofala

Contenda antiga envolve famílias camponesas e Parque Nacional da Gorongosa

As famílias camponesas que residem e praticam a agricultura no distrito de Muanza, na zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa, na província de Sofala, voltaram a mostrar-se preocupados, ontem, junto da governadora, Helena Taipo, pelo facto do parque estar  a condicionar a produção de alimentos  naquela região. De acordo com os indignados, a situação acontece nas únicas terras férteis para a prática de agricultura naquele distrito, o que resulta do impedimento da entrada de tractores para lavrar a terra.

Os camponeses entendem que alguns gestores do Parque Nacional da Gorongosa estão a agir de má-fé, principalmente quando permitem que camiões entrem neste mesmo espaço para transportarem calcário, matéria prima para a produção de cimento.

Ano passado, estes mesmos camponeses também afirmaram que o Parque Nacional da Gorongosa limitava as  suas áreas de produção.

A governadora de Sofala, que trabalhou nos últimos dois dias no distrito de Muanza e onde visitou diversos campos agrícolas  e interagiu com os camponeses na zona em referência,  anunciou, entretanto, que há um trabalho em curso bastante avançado, envolvendo o Parque, as comunidades e o Governo, com vista a solucionar definitivamente  esta  disputa de espaços.

Em Muanza, Helena Taipo foi inteirar-se do cumprimento das recomendações deixadas pelo Chefe do Estado em meados do ano passado, quando visitou a província, as quais passam pelo incremento de produção de alimentos para consumo e comercialização.

 

 

 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -24-03-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa 390