O País Online - A verdade como notícia

Quinta-feira
25 de Maio
Tamanho do texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Início Sociedade Sociedade Inspecção-Geral do Trabalho manda encerrar restaurante Escorpião em Maputo

Inspecção-Geral do Trabalho manda encerrar restaurante Escorpião em Maputo

Restaurante Escorpião encerrado por falta de segurança para os trabalhadores

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social, através da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), ordenou o encerramento do Restaurante Escorpião, na cidade de Maputo, após ter constatado a ocorrência de graves irregularidades.

Através de um comunicado, o Ministério do Trabalho explica que, na semana passada, a IGT fiscalizou a empresa Escorpião Restaurante, Lda. e constatou que, na cozinha, os trabalhadores laboram sob grave risco à sua saúde e com os salários em atraso.

“As actividades na cozinha são realizadas sem segurança para os trabalhadores, visto que, o piso da cozinha não é liso e antiderrapante”, diz o comunicado. 

A Inspecção apurou ainda a inexistência de estrados na região dos fogões, as escadas que dão acesso ao frigorífico não estão em bom estado de conservação para prevenir a queda de materiais. Ainda no comunicado é possível ler que os serviços de lavandaria não estão devidamente equipados para prevenir trabalho monótono e repetitivo, facto que coloca em risco a vida dos trabalhadores, pois estes estão expostos sistematicamente aos riscos ergonómicos, biológicos e químicos. O documento salienta que os trabalhadores, num lugar de dimensões reduzidas e sem ventilação, incluindo as instalações de armazém, refeitório e balneários, trabalhavam sem meios adequados para o manuseamento de produtos químicos.

 


 

"Moçambique tem tudo para ser uma potência de África e do mundo.

Tem riqueza que chega para todos. Falta é de inteligências."

 

Adelino Timóteo


publicidade

Edição Impressa e O Tempo

 Edição  O Tempo

 Edição Impressa -24-05-2017

Impressa

 

Maputo

 

Inhambane

 Beira
 

Nampula

 
 

Edição Impressa 398