Índice de analfabetismo continua superior a 50% em Morrumbala

Índice de analfabetismo continua superior a 50% em Morrumbala

Os índices de analfabetismo continuam preocupante no distrito de Morrumbala, província da Zambézia, com taxas superiores a 50%. Num universo de mais de 350 mil habitantes mais da metade não sabe ler e nem escrever.

Uma das razões apontadas como estando na origem da situação é a guerra civil que durou 16 anos que, para além de matar pessoas, destruiu diversas infra-estruturas escolares, deixando centenas de pessoas sem aprender a ler e a escrever.

Volvidos pouco mais de vinte anos de paz no país, os esforços tem sido colocar cidadãos as escolas desde crianças até adultos. Aliás quanto aos adultos, o sector da educação tem estado a intensificar o processo de alfabetização e educação de adultos, no qual estão envolvidos 273 alfabetizadores para um universo de aproximadamente oito mil pessoas.

São homens e mulheres com idades a partir dos 35 anos, que não tiveram a oportunidade de ir à escola e que graças ao trabalho em curso já sabem ler embora com alguma dificuldade e escrever seus nomes. Rosa Zeca é aprova disso, ela vive na vila sede de Morrumbala e contou que não teve a oportunidade de ir à escola devido a guerra. Segundo explicou, hoje devido ao trabalho de alfabetização já sabe ler e escrever.

Esta semana, o sector da Educação de Juventude e Tecnologia iniciou com o processo de pagamento de subsídios dos alfabetizadores. O pagamento é referente a três meses nomeadamente Fevereiro, Março e Abril. Para o efeito, serão aplicados mais de 300 mil meticais. Cada um dos alfabetizadores recebe 650 meticais. Farai Alberto, director distrital, explicou que para além daqueles meses está garantido o pagamento de subsídios para os meses subsequentes.

"São fundos do orçamento geral do estado para aqueles alfabetizadores que muito fazem para reduzir o analfabetismo nas nossas comunidades ao nível do distrito, onde activamos 73 centros de alfabetização e educação de adultos" disse Farai Alberto, para quem o sector está preocupado com a situação da taxa do analfabetismo no distrito, o qual comparado com os restantes distritos da província Morrumbala apresenta-se na linha vermelha.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique