Infecção urinária pode provocar aborto e insuficiência renal

Infecção urinária pode provocar aborto e insuficiência renal

Sentir dor na hora de urinar pode ser um sinal de infecção. E a infecção urinária é uma doença séria que merece tratamento. E se for repetitiva, a atenção tem de ser ainda maior. No seu estágio mais grave, a doença pode provocar abortos e afectar os rins provocando uma insuficiência renal.

A infecção pode surgir em diferentes órgãos do corpo humano, o que também vai definir a gravidade. Na bexiga, é a infecção urinária baixa e nos rins é a infecção urinária alta.

Os sintomas da doença podem ser: Dor a urinar, ardência, necessidade de urinar com frequência, cheiro forte na urina, eliminação de pouca urina e até febres.

As mulheres são as que mais sofrem com o problema, por causa da localização do canal que liberta a urina.

O tratamento de uma infecção urinária simples é feito em até sete dias na base de antibióticos. Mas quando se trata de uma associação de doenças é necessário internamento e fazer uma combinação da medicação.

Pessoas com doenças como diabetes e HIV-Sida são mais propensas as infecções urinárias complexas por causa da baixa imunidade. Na hora de prevenir-se, cuidados com a higiene e o consumo de líquidos podem ser bons aliados.

Quem já teve o problema também deixa recomendações, que passam por procurar ajuda logo aos primeiros sintomas e beber muita água.

E especialistas alertam que tratar uma infecção é melhor que remediar,  sob o risco de uma doença curável acabar resultando em algo mais grave, como aborto ou complicações nos rins.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique