Inhambane regista dois casos completamente recuperados de COVID-19

Inhambane regista dois casos completamente recuperados de COVID-19

Mais de 20 dias depois da confirmação do primeiro caso de um infectado pelo Coronavírus, boas noticias chegam a terra da boa gente. Já há em Inhambane,  duas pessoas completamente recuperadas da doença.

Trata-se do primeiro caso na Cidade de Inhambane, testado e confirmado no passado dia 7 de Maio, e que depois de cumprir o isolamento por mais de 14 dias, foi retestado e confirmada a ausência do Coronavírus no organismo.

Outro caso é do distrito de Zavala, de uma cidadã moçambicana recém regressada da vizinha África do Sul e que se encontrava a cumprir a quarentena institucional no Hospital Distrital de Quissico em Zavala.

Entretanto, o quarto caso continua sob cuidados médicos no Centro de Isolamento em Jangamo com um quadro clínico satisfatório.

Na últimas 24 horas, o paciente em causa não apresentou febres e nem dificuldades respiratórias e por isso não precisou de auxílio para a transpiração. Foi feita a coleta de amostras deste caso e enviadas para análises laboratoriais no Instituto Nacional de Saúde em Maputo, para confirmar a recuperação do Coronavírus.

Para o Governo de Inhambane,  é preciso garantir que os infectados não sejam estigmatizados, ao mesmo tempo curar as outras duas pessoas ainda com a doença.

A secretária de estado em Inhambane Ludimila Magune, refere que as autoridades devem trabalhar para garantir a plena reintegração dos infectados na sociedade, enquanto que o Governador de Inhambane Daniel Chapo, diz que a recuperação de dois casos é o fim com sucesso de uma batalha e lembra que a guerra é garantir que a província volte a ser como antes, sem nenhum caso confirmado da doença.

O assunto foi tema de debate em mais uma sessão do Comité Operativo de Emergência na província de Inhambane.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique