“Inicia este sabádo processo de desmilitarização dos homens da Renamo”

“Inicia este sabádo processo de desmilitarização dos homens da Renamo”

Celebra-se esta quinta-feira 26 anos dos Acordos Gerais da Paz, o Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu as cerimónias centrais na praça dos Heróis moçambicanos onde estiveram presentes várias individualidades.

No seu discurso Nyusi saudou a todos moçambicanos e em particular as confissões religiosas pelo seu contributo no processo de pacificação do país. O estadista exaltou os feitos de Eduardo Mondlane na luta pela libertação nacional e disse que a vida de Mondlane foi inteiramente dedicada a Moçambique, a paz e reconciliação.

“Inspirados no exemplo de Eduardo Mondlane, lutamos resolutamente por um Moçambique de todos, em paz, reconciliado e empenhado na sua elevação para o patamar da grandeza dos seus heróis”, disse Nyusi.

Nyusi aproveitou a ocasião para informar que no dia 6 de Outubro será oficialmente lançado o início efectivo do processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração dos homens armados da Renamo.

“Até sábado já se encontrarão no território nacional, todos peritos solicitados para testemunhar o processo, provenientes da Tanzânia, Zimbabwe, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Noruega, Irlanda e Índia”, informou Nyusi.

O estadista disse que o país prepara-se para assinalar os 50 anos da morte do primeiro Presidente de Moçambique, Eduardo Mondlane, no dia 3 de Fevereiro de 2019.

“Esperamos que as comemorações pela passagem dos 50 anos da morte do Presidente Eduardo Mondlane, sirvam para a reflexão e introspecção sobre os caminhos que estamos a trilhar, bem como a contribuição de cada um para fazer face aos desafios do presente rumo a paz efectiva”, acrescentou o PR.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique