Iniciaram X jornadas nacionais de saúde em Maputo

Iniciaram X jornadas nacionais de saúde em Maputo

Arrancaram esta segunda-feira, em Maputo, as décimas sextas jornadas Nacionais de saúde. O evento vai juntar cerca de 1 500 delegados de todo o país e terá a duração de quatro dias.

É a décima sexta vez desde a Independência que pesquisadores, académicos e especialistas em saúde nacionais se juntam em jornadas científicas para a divulgação e discussão de resultados da investigação científica em saúde realizada no país; actualização sobre temas relevantes para a saúde pública a nível global e nacional; interacção entre a comunidade científica nacional, profissionais da saúde e fazedores de política; dinamização do diálogo entre os produtores de evidência científica e fazedores de política; e intercâmbio entre a comunidade científica nacional, profissionais da saúde e fazedores de política.

O encontro foi aberto pelo vice-ministro da Saúde, João Leopoldo da Costa, que no seu discurso defendeu que a eficiência e a qualidade do sistema nacional da saúde podia advir da investigação e do debate dos resultados obtidos. “Temos que, no dia-a-dia, discutir os problemas da saúde, questionando por que este resultado e não este resultado. É importante criarmos em nós esta cultura de investigação”, apelou o ministro.

Quinhentos e cinquenta e um (551) trabalhos de investigação serão apresentados durante os próximos quatro dias, versando assuntos como saúde e bem-estar, doenças infecciosas, doenças não transmissíveis, nutrição, saúde mental, determinantes sociais da saúde e ainda os sistemas de saúde.

Participou igualmente na cerimónia de abertura a vice-ministra da Ciência, tecnologia ensino superior e técnico profissional, Leda Hugo, que na sua intervenção manifestou o desejo de ver a investigação científica a melhorar a saúde das comunidades.

O programa científico do evento compreende sessões plenárias, em número de três; sessões paralelas temáticas, em número de 34; e simpósios, em número de 16.

Os temas abordados nestas Jornadas Nacionais incluem uma diversidade de assuntos relevantes para a saúde e bem-estar, doenças infecciosas, doenças não transmissíveis, nutrição, saúde mental, determinantes sociais da saúde e bem-estar, bem como sistemas de saúde.

Participarão também, nestas Jornadas Nacionais de saúde, convidados internacionais provenientes de África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Congo, Estados Unidos da América, Reino Unido, Suíça e Zimbabwe.

O evento decorre sob o lema “Promovendo a intersectorialidade e a participação comunitária para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável” e é organizado pelo Instituto Nacional de Saúde, em parceria com instituições públicas de Ensino Superior com acção na área de saúde.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique