INNOQ certifica 48 empresas moçambicanas

INNOQ certifica 48 empresas moçambicanas

O Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) certificou um total de 48 Pequenas e Médias Empresas (PME) nos últimos anos, com vista a responder às novas exigências do mercado, em particular das multinacionais da indústria extractiva activas no país.

As oportunidades de negócios estão a vista. O sector do gás e petróleo já posiciona-se para tomar a dianteira como vector-chave da economia. Esse novo paradigma abre outros desafios para as PME moçambicanas no que toca aos altos padrões de qualidade na prestação de serviços.

É perante esse boom da indústria de hidrocarbonetos que se regista uma “corrida à certificação” por parte das empresas nacionais. Até ao momento, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) já certificou um total de 48 PME.
TEST-TOP, uma empresa do ramo eléctrico, é a mais recente a entrar na restrita lista de firmas moçambicanas com certificado de qualidade, atribuído pelo INNOQ, esta segunda-feira, em Maputo.

Na ocasião, o director-geral do INNOQ, Alfredo Sitoe, revelou que a sua instituição está a colaborar com a petrolífera norte-americana Anadarko, com vista a explorar ao máximo as oportunidades de negócios disponibilizadas por esta multinacional, na Área 1 da bacia do Rovuma.

Acrescentando, que as normas internacionais estão cada vez mais exigentes. “Há a norma que trata de segurança no trabalho que é mais exigida no mercado. A ideia é reduzir e/ou evitar mais acidentes de trabalho, daí que a INNOQ está também a trabalhar com Anadarko”, disse.

Refira-se, que no acto da entrega do certificado à TEST-TOP, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade lançou a sétima edição de prémios anuais de qualidade, durante o seminário alusivo a celebração do dia mundial da metrologia (20 de Maio). Foi a 20 de Maio de 1875 que 17 países assinaram a Convenção do Metro em Paris, França, estipulando as bases de medição no mundo com o Sistema Internacional de unidades (SI).

Sobre os galardões anuais para as PME moçambique, consta que a primeira edição foi lançada em 2013, com vista a reconhecer o esforço das empresas moçambicanas.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique