Insurgentes atacam vila de Mocímboa da Praia

Insurgentes atacam vila de Mocímboa da Praia

Na madrugada desta segunda-feira, um grupo de insurgentes tomou de assalto a vila de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, e içou a sua bandeira, confirmou a Polícia. O ataque começou depois das 04h00 e prolongou-se até ao sol nascer. Até à publicação desta matéria, as Forças de Defesa e Segurança combatiam os insurgentes.

O porta-voz dos Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Orlando Mudumane, disse a jornalistas que "hoje, às 04h30, malfeitores atacaram a vila sede de Mocímboa da Praia. Atacaram o quartel das Forças de Defesa e Segurança e içaram a bandeira deles na vila".

Segundo testemunhas, o ataque começou no  bairro Pamunda e esta manhã espalhou-se por toda a vila. Os malfeitores cercaram praticamente o local.O

Orlando Modumane contou, por sua vez, que os malfeitores montaram barricadas nas principais entradas da vila. "Neste momento, estão (os insurgentes) em fogo cruzado com as Forças de Defesa e Segurança  que procuram recuperar Mocímboa da Praía".

“Ouvi os primeiros tiros quando me preparava para ir à mesquita e não deu tempo para me refugiar nas matas. Até agora eu e a minha família estamos fechados dentro de casa”, confirmou um residente da vila de Mocímboa da Praia.

Outras fontes ouvidas pelo "O País" asseguraram que alguns insurgentes entraram via marítima e ocuparam o bairro de Milamba, onde circulam com supostas bandeiras do grupo.

“Eles chegaram de madrugada" fazendo-se transportar em "barco e começaram a disparar. Depois passaram (os malfeitores) da minha casa a rezar" empunhando as "bandeiras pretas escritas em Árabe, em direcção ao centro da vila”, revelou um cidadão que descreveu a situação como crítica.

Ainda não há informações detalhadas sobre o ataque, mas “O País” apurou que as Forças de Defesa e Segurança continuam no terreno a combater os insurgentes, alguns dos quais fugiram recorrendo aos barcos que os transportou até à vila de Mocímboa da Praia.

Os ataques armados, em Cabo Delgado, começaram na vila de Mocímboa da Praia, a 5 de Outubro de 2017.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique