(In)Versos exibe “As Visitas do Dr. Valdez” no FITI

(In)Versos exibe “As Visitas do Dr. Valdez” no FITI

Mais uma vez, “As Visitas do Dr. Valdez”  voltam a ser uma realidade nos palcos nacionais. O encontro teatral é organizado pelo grupo de teatro (In)Versos, que vai participar da XV edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI).

A obra teatral será exibida na próxima sexta-feira, a partir das 19h30, no Cine Teatro Gil Vicente, na cidade de Maputo.

Uma semana depois, “As Visitas do Dr. Valdez” vão acontecer na segunda maior cidade do país, Beira, onde irá participar do FLIK (Festival do Livro Infantil da Kulemba). Na capital de Sofala, o grupo (In)Versos irá apresentar-se na Universidade Zambeze e na Casa do Artista nos dias 15 e 16 de do mês em curso, respectivamente.

“As Visitas do Dr. Valdez” é uma comédia dramática adaptada do romance do escritor João Paulo Borges Coelho, Prémio LeYa 2009, com o romance “O olho de Hertsog”.

Na peça deste grupo, a obra discorre sobre a história de duas irmãs, Sá Amélia e Sá Caetana, que, depois de terem tido uma infância traumática e uma vida adulta angustiante, já idosas e ambas viúvas decidem se refugiar na cidade da Beira – curiosamente, onde a peça irá ser apresentada – como forma de fugir da luta de libertação de Moçambique que invadira Mucojo, onde viviam, na província de Cabo Delgado, nos anos 1960/70.

Segundo o comunicado do grupo, na Beira, as duas velhas senhoras vivem com Vicente, um jovem criado que o levaram em Cabo Delgado. Estas três personagens, exiladas na impossibilidade de nada poder fazer contra o passado, para sobreviver ao derrubamento do velho mundo (colonialismo) e nascimento do novo (independência) vestem-se de máscaras de ilusão e jogam, como o fazem os actores, como forma de consertar as suas vidas desavindas.

A peça “As Visitas do Dr. Valdez”  tem dramaturgia e encenação de Venâncio Calisto. Os Actores que fazem parte da peça são Eunice Mandlate, Samuel Nhamatate e Sufaida Moyane.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique