Irão ataca bases norte-americanas no Iraque

Irão ataca bases norte-americanas no Iraque

A prometida retaliação do Irão contra os Estados Unidos pelo assassinato do general Qassem Soleimani, uma das mais importantes figuras militares do Irão, morto no Iraque por um ataque norte-americano já começou.

O Irão lançou na madrugada desta quarta-feira dezenas de mísseis balísticos contra duas bases do exército americano no Iraque, anunciou a televisão estatal do Irão, citado pela Euronews.

A televisão estatal do Irão descreve o ataque como uma “operação de vingança” pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

A base de Al-Asad, a norte de Bagdad, foi atingida com pelo menos 13 mísseis, segundo confirmaram fontes oficiais do Irão como dos Estados Unidos. Os norte-americanos confirmaram também um ataque, com vários mísseis, contra a base de Erbil, no Curdistão Iraquiano.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) diz que, em ambos os casos, os mísseis foram disparados do Irão.

Segundo o  porta-voz Jonathan Hoffman, o Pentágono avaliará a situação para tomar as medidas necessárias para proteger e defender os EUA e os seus aliados na região.

Através do Twitter, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif, descreveu o ataque como uma “resposta proporcional” e diz que “o Irão não está à procura de uma escalada no conflito”.

Já o Presidente dos Estados Unidos disse estar “tudo bem” e prometeu falar ainda hoje sobre a situação.
“Está tudo bem! Mísseis lançados do Irão contra duas bases militares localizadas no Iraque. A avaliação das vítimas e danos materiais está em curso. Até agora, está tudo bem”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

A base de Al-Asad abriga tropas dos Estados Unidos, mas também da Noruega. Uma fonte militar norueguesa confirmou não haver baixas entre as tropas do país... mas o balanço geral é incerto. Não há, por enquanto, números de eventuais vítimas mortais ou feridos.

No comunicado, o Irão diz que dá esta operação por completa, mas ameaça com novos ataques, caso os Estados Unidos decidam ripostar.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique