Jair Bolsonaro diz que jornalistas são “espécie em extinção”

Jair Bolsonaro diz que jornalistas são “espécie em extinção”

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) condenou hoje os mais recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro à imprensa. O novo ataque à imprensa aconteceu hoje pela amanhã, na entrada do Palácio da Alvorada, onde Bolsonaro costuma cumprimentar eleitores.

Um “discurso típico de líderes autoritários”: foi desta forma que a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo classificou o mais recente ataque do presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa do país.

Segundo a agência de notícias francesa, Agence France, a Associação Brasileira de Imprensa também criticou as declarações de Bolsonaro, que esta segunda-feira disse que os jornalistas são “uma espécie em extinção” e que os jornais “envenenam e desinformam”.

Num vídeo publicado na sua própria página oficial no Facebook, Jair Bolsonaro diz: “Quem não lê jornais, não está informado, e quem lê, está desinformado. Tem que mudar isso, vocês (os jornalistas) são uma espécie em extinção”.

O presidente brasileiro também atacou o jornal Folha de São Paulo, acusando-o de preferir publicar mentiras.

Bolsonaro, que à semelhança de Donald Trump tem conflitos recorrentes com membros e títulos da imprensa, cancelou recentemente as assinaturas da presidência a uma dezena de grandes jornais e revistas brasileiras.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique