Júlio Silva integra conselho da revista científica russa “Mariinskaya”

O cineasta moçambicano Júlio Silva é, desde Janeiro do ano em curso, pesquisador do laboratório Folclore e Etnomusicologia do Departamento de Musicologia, membro do conselho editorial da Academia Internacional Mariinskaya na. M.D. Shapovalenko e membro do conselho editorial da revista científica russa “Mariinskaya Academy”.

“Convidamos-te a juntar-se à nossa academia para ser pesquisador do laboratório Folclore e Etnomusicologia do Departamento de Musicologia e ser membro do conselho editorial da publicação da Academia Internacional Mariinskaya”, lê-se no convite endereçado ao cineasta moçambicano, sublinhando que o “compromisso é gratuito”.

A equipa do “laboratório” diz ainda esperar que o trabalho a ser desenvolvido por Júlio Silva “lhe traga satisfação”, assim como acredita que os artigos por ele propostos para publicação nos periódicos da editora tornarão a própria comunidade científica orgulhosa.

Além de cineasta, Júlio Silva é etnomusicólogo e antropólogo Cultural. O laboratório Folclore e Etnomusicologia do Departamento de Musicologia refere que as resenhas produzidas pelo artista tem um “potencial expressivo e convincente”.

Há anos que Júlio Silva passou a viver em Portugal. Os seus trabalhos cinematográficos retratam problemas da população rural, principalmente do dia-a-dia. Os seus filmes já participaram em vários festivais.

Do seu repertório de filmes constam “Lágrimas nas Ondas Do Mar”, que retrata as tragédias constantes que acontecem aos pescadores artesanais em Cabo Verde; “Traços de uma Vida”, uma longa-metragem baseada em factos reais ligados ao “Carnaval de Quelimane” e narra a vida quotidiana do “machuabo”, suas crenças e os mitos de Inhassunge, um dos distritos da província da Zambézia.

“Chikwembo” – longa-metragem que aborda temas e costumes moçambicanos (obscurantismo, feitiçaria e curandeirismo) – e “A Terra a Quem Pertence?” são outros filmes de Silva. O último incide sobre os problemas comuns na sociedade moçambicana.

O cineasta é também autor do livro “Instrumentos Musicais Tradicionais de Moçambique”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique