Julius Malema propõe atribuição de nome Winnie Mandela ao aeroporto de Cape Town

Julius Malema propõe atribuição de nome Winnie Mandela ao aeroporto de Cape Town

A cerimónia fúnebre de Winnie Mandela, que decorre no Orlando Stadium, está a ser marcado por discursos de várias entidade e bastante emocionados. A filha mais velha de Winnie e Nelson Mandela, Zindzi, falou em nome da família. Ele começou por agradecer as mensagens de carinho, de apoio e de exaltação à sua mãe. No entanto, dirigiu igualmente uma mensagem a todos que durante a vida de Winnie lutaram para destruir a sua boa imagem, divulgando na imprensa e redes sociais, boatos que visavam desvirtuar o papel de Winnie na luta contra o apartheid.

Por outro lado, Julius Malema, que também discursou na ocasião, lançou duro ataque ao ANC que acusou de nunca ter dado o devido valor à  Winnie, e desafiou o governo sul-africano a atribuir seu nome ao aeroporto da Cidade do Cabo, se o ANC quiser dar a importância que Winnie representa para a sociedade sul-africana. A proposta de Malema foi aplaudida em pé pela família Madikizela e Mandela e quase todo o estádio.

Julius Malema disse ainda que todos aqueles que durante a luta contra o apartheid viraram as costas à Winnie estavam naquela cerimónia e vestidos de fatos pretos a fingir chorar pela sua morte quando durante e depois da liberdade fizeram de tudo para assassinar o carácter de Winnie Mandela.

Malema disse ainda que se a África do Sul quiser realmente valorizar o legado de Winnie deve nacionalizar as minas, os bancos e expropriar terras aos brancos sem nenhuma compensação.

A provocação de Malema teve resposta imediata por parte do ANC na voz de Fikile Mbalula que, em nome do partido, fez o discurso de elogio à Winnie. Mbalula disse que as propostas de Malema não faziam sentido e que não foi por isso que Winnie lutou. E pediu ao Malema para regressar ao ANC e deixar de lançar mensagens que vão gerar ódio entre os sul-africanos.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique