Justiça autoriza transferência de Lula para prisão de São Paulo

Justiça autoriza transferência de Lula para prisão de São Paulo

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva vai ser transferido de Curitiba onde encontra-se detido desde o dia 7 de Abril 2018 para uma prisão em São Paulo. A decisão foi assinada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara (tribunal) Federal de Curitiba, na manhã desta quarta-feira.  

O pedido de transferência foi solicitado pela Polícia Federal do Paraná, que argumentou que a transferência de Lula minimizaria as exigências diárias para a corporação e para outras instituições.

A Polícia Federal salientou que, devido à prisão de Lula, as forças de segurança têm de agir de forma permanente para evitar "confrontos entre grupos antagónicos" e que isso também gerou alterações nas rotinas da região de Curitiba. A Polícia  Federal também alega que as suas instalações são limitadas para reclusos de longa permanência.

A juíza Carolina Lebbos que autorizou a transferência de Lula refere no documento, citado pela Folha de São Paulo, que cabe à justiça do estado de São Paulo decidir em que estabelecimento prisional o antigo presidente vai cumprir o resto da pena. A data de transferência ainda não foi definida.

Lula da Silva está a cumprir uma pena de oito anos e dez meses de prisão depois de ter sido condenado no âmbito do caso do triplex em Guarujá, que faz parte da operação Lava Jato.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique