Ka Tembe terá complexo desportivo municipal

Ka Tembe terá complexo desportivo municipal

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo pretende construir um complexo desportivo no Distrito Municipal Ka Tembe. O vereador dos Desportos no Município de Maputo não revela os valores que serão gastos, mas garante que já existem fundos para a viabilização do projecto.

De acordo com o vereador de Educação, Cultura e Desporto, Simão Matavele, a primeira parte consistiu na identificação do local com condições para implantação da infra-estrutura, que foi identificado no Distrito Municipal da Ka Tembe. Simão Matavele assume que é preocupação do Município identificar mais locais para a prática do desporto, em particular o futebol. “É nossa preocupação principal preservar os sítios que já estão sendo usados como espaços para a prática do desporto, especialmente para o futebol, mas também temos o nosso grande projecto de ter o complexo desportivo municipal. Tivemos algumas dificuldades, mas já estamos numa fase muito avançada de preparação para lançar o concurso, no sentido de, de facto, termos esta ideia materializada no distrito de Ka Tembe”, garantiu Simão Matavele.

Confrontado com a actual situação financeira do país, numa altura em que as instituições ressentem-se da crise financeira, Simão Matavele diz estar cientes das dificuldades que o município atravessa, mas assume que o complexo vai se materializar em função das parcerias que se tem com os privados. “Estamos a trabalhar nessa direcção, tendo em conta a situação presente que atravessamos, nós consideramos que a ideia poderá ser materializada, na base de parcerias com outras forças sociais”, assume Matavele.

Em relação aos locais que tradicionalmente foram usados como espaços para campos de futebol nos bairros, Matavele garantiu que na sequência de impedimento por parte do município de Maputo, houve uma redução da usurpação dos mesmos. Diz que neste momento a cidade de Maputo conta com 53 espaços para a prática do futebol, nos diferentes bairros, sendo que alguns dos campos vão beneficiar de uma reabilitação. “É o caso da reabilitação do campo de Romão, que temos isso em vista. Queremos não fazer grandes coisas, mas assegurar a terra-planagem, meter lá uma bancada e vedar, na medida do possível e depois atacarmos o campo do Vitória, no Xipamanine, onde pretendemos fazer a vedação, terra-planagem, balizas”, explica, deixando claro, mais uma vez, que as parcerias é que vão garantir a viabilização desses projectos: “Se tudo correr bem, na sequência do concurso que lançamos, de parceria público-privado, vamos ter a reabilitação e a construção do campo da Malhangalene. Esperamos que não hajam grandes problemas, pois o maior problema é que as dificuldades não prendem somente no público, mas também os privados ressentem-se desses problemas”.

Mesmo sem avançar valores envolvidos, o vereador da Educação, Cultura e Desporto no município de Maputo, Simão Matavele, garante que a construção do Complexo Desportivo esta para breve.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique