Kambala é nova aquisição do Baroka da África do Sul

Kambala é nova aquisição do Baroka da África do Sul

O internacional moçambicano Manuel Kambala vai jogar pelo Baroka Swallows da África do Sul a partir da temporada 2019/2020, após assinar um contrato com os sul-africanos.

É mais um jogador moçambicano que se transfere do Moçambola para a Premier Soccer League, o principal campeonato sul-africano de futebol. E mais um jogador que sai da União Desportiva de Songo, depois da passagem pouco feliz de Luís Miquissone pelo futebol sul-africano, nomeadamente pelo Chippa United, por empréstimo do Mamelodi Sundowns e mais tarde pelo Royal Eagles, sem sucesso, acabando por regressar à casa.

Desta vez é Manuel Kambala que decidiu voar para novos rumos, mais concretamente para o Baroka Swallows da África do Sul.

A notícia da transferência de Manuel Kambala foi avançada na página oficial do clube do Facebook e não revela o período e nem os valores do contrato que vai ligar o internacional moçambicano ao Baroka Swallows, equipa da primeira divisão da África do Sul.

O facto é que as boas exibições de Kambala, durante os seis anos em que está ligado aos hidroeléctricos foram determinantes para que o jogador conseguisse este salto na carreira e juntar-se a outros dois moçambicanos que actuam no futebol sul-africano, nomeadamente Dominguês, no Bidvest Wits, e Edmilson Dove, no Cape Town City.

A ida de Manuel Kambala ao Baroka da África do Sul foi graças a intervenção do treinador zambiano Wedson Nyirenda, que teve passagem pela União Desportiva de Songo entre 2013 e 2014, antes de seguir para o Ferroviário da Beira por mais duas temporadas. Antes de abraçar o projecto do Baroka, Nyirenda ainda passou pela selecção da Zâmbia, tendo sido afastado depois da derrota dos Chipolopolo, diante dos Mambas, em Junho de 2017.

Formado em Quelimane, Kambala iniciou o futebol federado no 1º de Maio de Quelimane, Manuel Kambala tendo tido ainda passagem pelo Vila Pita, antes de fazer parte do plantel da então HCB, em 2012. Na União Desportiva de Songo, o internacional moçambicano Kambala conta com dois títulos de campeão nacional, conquistados em 2017e 2018, e uma Taça de Moçambique, alcançado em 2016.

Ao todo, o médio defensivo dos “hidroeléctricos” marcou oito golos pela sua equipa, tendo ajudado em muitas vitórias que culminaram com os títulos alcançados.

Titular na sua equipa, Kambala ganhou ainda a confiança da equipa técnica dos Mambas e, de algum tempo a esta parte tem tido chamadas regulares a equipa de todos nós, tendo já representado a selecção em 15 ocasiões. Aliás, foi pela mão de Abel Xavier que Kambala começou a frequentar a selecção nacional, chegando mesmo a ganhar a titularidade em muitos jogos, tanto da fase de qualificação ao CAN 2019, torneio Cosafa e amigáveis.

Celebrizou-se no torneio Cosafa ao utilizar uma camisola com estampas adesivas, que tapavam um número, para ficar apenas a sua marca, o 6.

Com 27 anos de idade, Manuel Kambala vai juntar-se a Mbulu, jogador que se transferiu-se do Costa do Sol, semana passada, para o Baroka Swallows da África do Sul, equipa que terminou o campeonato local na 14ª posição, um lugar acima da zona da despromoção.

Manuel Nhanga Kambala
Nascimento1991-08-21 (27 anos)
País de Nascimento: Moçambique
Nacionalidade: Moçambique
Naturalidade: Quelimane, Zambézia
Posição: Médio
Internacionalizações: 15 Jogos / 0 Golos
Pé preferencial: Direito
Altura: 182 cm
Peso: 80 kg
Agente: Zuneid Sidat
Clube actual: UD Songo
Transferido para: Baroka RAS

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique