Kulemba apresenta “À volta da fogueira” escrito por alunos

Kulemba apresenta “À volta da fogueira” escrito por alunos

A Associação Literária Kulemba apresentou em Nhamatanda “À volta da fogueira”, trata-se de uma antologia de contos tradicionais escritos por alunos do ensino primário. O livro é composto por um total de 20 contos.

Dos cerca de 1700 contos escritos pelos alunos, 20 foram antologiados pelos activistas da associação Kulemba, que foram apresentados durante o encerramento do 3º Concurso de Redacção de Contos Tradicionais .

Na ocasião, Dany Wambire destacou a importância do livro e do concurso em si, tendo afirmado que se trata de um livro escrito pelos alunos e para eles mesmos, sendo usado na sala de aula como material de leitura.

 “Os adultos diziam que as crianças não sabem nada, não são honestas, não têm amor pelo trabalho, não ouvem aos mais velhos. Então, através de um programa como este, nós na Kulemba decidimos mostrar aos adultos que as crianças sabem alguma coisa. Pedimos aos mais velhos que contassem histórias para as crianças escreverem. Hoje temos este livro” – explicou Wambire.

Coube ao administrador de Nhamatanda, Tomé José, dirigir a cerimónia de encerramento do certame, o mesmo mostrou-se satisfeito com a iniciativa e disse que a acção da Kulemba é mais uma prova de que com a força de vontade tudo é possível.

“É preciso lermos muito para ganharmos o conhecimento e também podermos escrever”.

O grande prémio do concurso foi ganho por Anguista Tomás, aluna da Escola Primária Completa de Nharichonga, tendo recebido das mãos do Administrador do Distrito, um computador laptop, pasta, livros infanto-juvenis, diploma de mérito, camiseta distintiva e cinco exemplares da antologia “À volta da fogueira” com as 20 melhores histórias escritas pelos alunos de Nhamatanda.

Associação Literária Kulemba é uma agremiação sem fins-lucrativos sedeada na cidade da Beira, com o objectivo de fomentar a leitura em todas as camadas sociais, através de concurso de redacção de contos tradicionais, oficinas de leitura, edição da Revista Soletras, entres outras actividades.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique