Kulemba disponibiliza contos para crianças

Kulemba disponibiliza contos para crianças

Textos escritos por crianças de 11 e 12 anos de idade serão disponibilizados gratuitamente pela Associação Kulemba.

 

A Associação Kulemba vai disponibilizar para crianças histórias de três volumes do livro À volta da fogueira, nesta época em que a COVID-19 obriga as pessoas a ficarem recolhidas em casa. Ao todo, serão 10 títulos escritos por alunos das escolas primárias da Beira, Dondo e Nhamatanda, e a novidade é anunciada para condizer com o Dia Internacional do Livro Infantil.

As histórias seleccionadas pela Associação Kulemba, ao contrário do que aconteceu nos três volumes, desta vez, serão ilustradas por Otélio Ernesto, Cleide Conga, Nelo Aboo, Walter Zand, Renato Macuane, Juvêncio Nhantumbo, Augusto Mambasse e Edie da Graça. Depois, o que se segue, a partir do próximo domingo, é a disponibilização dos textos no formato PDF, um por semana.

Os que quiserem ter os textos escritos por crianças com 11 e 12 anos de idade deverão aceder às plataformas digitais da Associação Kulemba, da Revista Soletras e da editora Fundza.

As histórias em causa veiculam valores morais, com temas atinentes ao amor ao próximo, à solidariedade e ao trabalho. Ora, considerando que a Internet não é recomendável às crianças, a visão da organização é que os pais, tios ou encarregados de educação possam fazer os downloads ou imprimir os contos para elas. Os textos não são longos. Então, também podem ser lidos do celular para os mais pequenos, como uma história contada à volta da fogueira. Desta forma, a Associação Kulemba espera dar o seu contributo para que as crianças não se sintam isoladas neste momento de crise sanitária.

Os três volumes de À volta da fogueira, de onde serão extraídas as 10 histórias cedidas gratuitamente, foram lançados entre 2016 e 2018. Na altura, os livros foram distribuídos aos alunos e às escolas primárias da Beira, de Dondo e Nhamatanda.  

Os volumes de À volta da fogueira resultaram de um concurso organizado pela Associação Kulemba, que, até hoje, dentro das suas possibilidades, continua a dar acompanhamento aos alunos que participaram na iniciativa. Alguns deles – casos de Anguista Tomás, Natasha Macuácua e Michael Raposo –, inclusive, participaram no Festival do Livro Infantil (FLIK), realizado ano passado na cidade da Beira.   

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique