Kulemba realiza 3ª edição do Festival do Livro Infantil

Kulemba realiza 3ª edição do Festival do Livro Infantil

Nos próximos dias 15 e 16, a Associação Kulemba vai realizar, na Universidade Zambeze, cidade da Beira, a terceira edição do Festival do Livro Infantil (FLIK 2019), um evento anual que visa criar diálogo entre autores da literatura infanto-juvenil e os leitores.

A edição deste ano do evento vai decorrer sob o lema “Livro também sara feridas”, mesmo a condizer com o contexto que se vive na capital de Sofala, em que as marcas de destruição do ciclone Idai estão bem visíveis.

Como tem acontecido nas edições anteriores, nesta terceira a organização vai reunir no mesmo espaço artistas e apreciadores de diversas artes, tais como o teatro, a música, narração de histórias e declamação de poesia. E, durante o festival, serão apresentados dois livros infanto-juvenis: “Elefante Tendai e os primos hipopótamos”, de Eliana N’Zualo, e “O luminoso voo das palavras”, de Mauro Brito, editados pela Editorial Fundza e Kuvaninga Cartão d’Arte, respectivamente.

Além dos lançamentos, uma das grandes novidades desta edição do FLIK será a realização de oficinas de produção de livros artesanais à base de papelão reciclado, actividade a ser desenvolvida em parceria com a editora Kuvaninga Cartão d’Arte, coordenada por Elcídio Bila. A actividade deverá abranger mais de 160 crianças. Particular destaque nas edições do FLIK dá-se aos saraus poéticos que têm sido realizados por crianças formadas nas Oficinas de Leitura da Kulemba em toda a província de Sofala. Essas crianças esmeram-se na declamação de poemas de sua autoria e de outros escritores nacionais.

Segundo a organizacao, prevê-se também uma mesa redonda com os meninos vencedores das três edições do concurso de redacção de contos tradicionais, nomeadamente, Natasha Celeste Daniel Macuácua, Michael Marcos Raposo e Anguista Tomás. 

O concurso de leitura, interpretação e declamação volta a fazer parte do FLIK. Participarão neste concurso alunos de aproximadamente 30 escolas primárias, com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura nesta camada.

Na presente edição do FLIK, que conta com o apoio da Universidade Zambeze, Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Sofala, Editorial Fundza e Colégio La Salle, serão expostos perto de 40 títulos de obras infanto-juvenis, com destaque para os publicados pela Escola Portuguesa de Moçambique.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique