Kuvaninga cartão d´arte regressa com dois livros

Kuvaninga cartão d´arte regressa com dois livros

A Livaningo cartão d´arte regressa ao universo editorial dois anos depois, já como Kuvaninga, com duas obras a lançar e um documentário. Trata-se da colectânea de poesia intitulada Meu reflexo, do jovem moçambicano Mijoma (pseudónimo de Miguel Maputso) e do livro de contos designado A Vingança de Jesus Cristo, do escritor e docente universitário Osvaldo das Neves. As duas obras, a última saindo pela segunda vez, serão lançadas no dia 23 deste mês, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, a partir das 18h.

Meu Reflexo conta com o prefácio e apresentação de Osvaldo das Neves. A obra de Das Neves, por sua vez, será apresentada pelo professor brasileiro de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, José Pessoa.

À cerimónia, adiciona-se o lançamento de um documentário que retrata os cinco anos da editora – as oficinas de produção, os membros, os primeiros e os mais significativos escritores publicados e os parceiros que foram colaborando com a editora desde os primeiros passos.

Além disso, conta-se com um recital de poesia do declamador moçambicano Negro; a representação do texto que dá o título ao livro A Vingança de Jesus Cristo por parte do grupo teatral Katchoro e que conta com a encenação do actor Diaz Santana e um momento musical com a banda liderada pelo músico San Lo. 

 

Os livros

Meu Reflexo, de Mijoma (Miguel Maputso).

É uma colectânea inédita de 54 poemas, em que o sujeito poético propõe-nos uma reflexão sobre várias coisas “estranhas” que acontecem no quotidiano. Tal como sustenta Osvaldo das Neves no seu prefácio ao livro, “em nada adianta acusá-lo de falho de metáforas e demais subterfúgios linguísticos. Para um mundo cruel, basta uma linguagem crua, que nos diga aquilo no que o materialismo exacerbado nos transformou: seres solitários, incapazes de experimentar o amor, embora o almejemos em potência e sempre em terras de longe”. Num outro momento da sua apreciação, das Neves caracteriza Mijoma como profeta, aquele que muito diz, mas ainda “oculta nos versos os males que ainda estão por vir” e aconselha: “escutá-lo um pouco mais levar-nos-á a formas outras de reinventar a vida.”

 

A Vingança de Jesus Cristo, de Osvaldo das Neves

É uma colectânea de contos publicada pela primeira vez em Setembro de 2015. Regressa, dois anos depois, também com o regresso da editora, por ter sido o livro mais vendido e que até agora é deveras procurado. Segundo Suleiman Cassamo, nas suas notas sobre o livro, “A Vingança de Jesus Cristo faz jus ao título da obra. É o conto mais longo de todos, com nove páginas, mas, a sua duração não massa o leitor. Chega até a ser escassa, porque bem escrito. Um velho espevitado pelo vinho e pela insaciável curiosidade do neto – estão os dois junto a fogueira – narra a morte de Cristo.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique