Kuvaninga lança livros produzidos pelas crianças da Aldeia SOS-Maputo

Kuvaninga lança livros produzidos pelas crianças da Aldeia SOS-Maputo

A editora Kuvaninga Cartão d’Arte realiza, esta sexta-feira, um sarau cultural com vista a lançar livros de poesia escritos e produzidos manualmente por alunos a viverem na Aldeia SOS-Maputo. O evento a iniciar às 14h terá como animação poesia, dança, canto e teatro por parte das crianças e do grupo convidado Teatro em Casa. Este é o quinto e último dia de actividades que a editora que produz livros com capa de cartão leva a cabo na naquela instituição qe acolhe crianças necessitadas.

Antes, das 10h às 13h, haverá oficina de cosedura de livros de cartão e apresentação de uma peça teatral e, posteriormente, conversa com o grupo Teatro em Casa.

É pela quarta vez que a Kuvaninga lança livros virados a um público de palmo-meio, numa plataforma denominada Projecto-Escola, em que um dos grandes objectivos é levar o livro às escolas e centros infantis e fazer com que sejam eles mesmos os autores dos textos e os criadores dos livros. Desta forma, tal como assume Fátima Furuma, Oficial de Educação da Aldeia SOS, num texto que consta do livro, esta actividade procura estimular o raciocínio e a inteligência humana; contribui para a formação da personalidade do indivíduo e a formação pelo gosto; desenvolve, no indivíduo, a percepção, a imaginação e a observação. Furuma diz ainda que se tratando de um orfanato, onde existem crianças de várias etnias e culturas, a arte pode desenvolver nelas habilidades que contribuam no seu processo educativo, no seu dia-a-dia, bem como na escolha de uma profissão.

São mais de 30 alunos, dos 9 aos 19 anos, que produziram poemas à margem dos temas como HIV/SIDA, Direitos da Criança, igualdade de género, preservação do meio ambiente e sobre a Paz. Para que pudessem ter mais subsídios sobre os temas em causa, foram exibidos diversos vídeos que abordam essas questões e houve conversa com os mesmos. A seguir, cortaram e pintaram o papelão e coseram-no com o miolo.

Esta actividade, com o lema “Livro para saber Ler, Reciclar e Ser”, contou com os apoios do Observatório Cultural de Moçambique (Ocultu) e a Cooperação Suiça, e teve como parceiro a Aldeia de Crianças da SOS-Maputo.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique