Lançado projecto para fortalecimento do sistema de saúde no país

Lançado projecto para fortalecimento do sistema de saúde no país

O Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram, esta sexta-feira, um memorando para um novo projecto que irá fortalecer o Sistema de Saúde no país. O projecto visa igualmente apoiar na implementação das subvenções do Fundo Global de Combate ao SIDA, Tuberculose e Malária.

Segundo informações avançadas através de um comunicado, o  projecto terá como foco o reforço da gestão do sistema da cadeia de abastecimento de medicamentos e produtos médicos e o aprimoramento das condições de atendimento e cuidado clínico para pacientes com tuberculose multi-resistente.

“Registamos o nosso apreço pela parceria com o PNUD, pois este Projecto irá contribuir para melhorar a qualidade de vida das nossas populações, apoiando os esforços e metas do Governo para garantir que os cidadãos sejam saudáveis ??e livres de doenças. Somente pessoas saudáveis ??podem ser capazes de contribuir de forma significativa para a agenda nacional de desenvolvimento sustentável”, disse o Secretário Permanente, Zacarias Zindoga.

Por outro lado, o representante do PNUD, Martim Maya, enalteceu o apoio que o Fundo Global vem concedendo ao PNUD por forma a permitir a continuação dos programas de combate ao HI,SIDA,TB e Malária.

“Não obstante o progresso assinalado, há ainda muito a ser feito para garantir que Moçambique possa providenciar serviços e cuidados de saúde de qualidade, particularmente em alguns ambientes rurais. Além disso, o desafio dos elevados casos de HIV, tuberculose e malária coloca uma imensa pressão sobre o sistema de saúde do País representando ainda uma séria ameaça à saúde pública. Somente em 2017, 130.000 novas infecções por HIV foram reportados e 86.515 casos de tuberculose notificados”, lê-se no comunicado.
Este projecto visa igualmente alcançar populações-chave, aumentando a resposta nacional ao HIV e TB e inclui a construção de cinco enfermarias e 17 abrigos para as clínicas de TB.

Serão investidos mais de seis milhões de dólares para a construção de um novo armazém provincial em Chimoio, e reparações no Armazém Regional da Beira e em outras instalações de saúde regionais.

O Projeto contribuirá para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular a meta 3 “Garantir vidas saudáveis ??e promover o bem-estar para todos em todas as idades”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique