LMB lança torneio 3x3 em Maputo

LMB lança torneio 3x3 em Maputo

Moçambique  vai participar, pela primeira vez na sua história, de 28 de Novembro a 4 de Dezembro,  em Gaborone, Botswana,  do torneio de basquetebol 3 x 3. A equipa nacional  será constituída por quatro jogadores acompanhados por um  jovem denominado “young Leader”.

E, como uma das etapas de preparação para a prova e até mesmo para a  implantação desta vertente do basquetebol no país, a Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) procedeu ontem ao lançamento do campeonato que contara com a participação de 16 equipas.

A prova, que arranca a 12 de Outubro e se vai prolongar até a primeira semana de Novembro, será disputada na arena do Costa do Sol ou campo do Ferroviario de Maputo.  A organização do certame deverá confirmar, nos próximos dias, o local de disputa.

Esta será a primeira vez que se tem registo de uma equipa moçambicana a participar da prova interbnacional de basquete na variante 3 x 3.
 
O QUE É 3X3?
Excitante, urbano e inovador, o 3x3  inspirou-se em diversas formas de basquetebol  de rua praticadas em todo mundo e é considerado o desporto urbano número 1 do planeta. O jogo consiste em duas equipas  de quatro jogadores (3 titulares e 1 suplente), frente a frente, em meia quadra.

As regras foram criadas  para tornar o jogo mais rápido e empolgante. A atmosfera com muita música e cultura urbana ajuda a atrair o público jovem.

O basquetebol 3x3 está a ganhar muito espaço e a tornar-se uma peça-chave para o desenvolvimento da modalidade da bola ao cesto no geral. Uma das principais forças do 3x3 é a simplicidade tanto nas  regras do jogo quanto na  infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios em pontos turísticos, com belas paisagens. Pode ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

A estreia do 3x3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Singapura. O primeiro evento com selecções nacionais realizou-se em 2011  com a disputa  o Mundial sub-18. Em 2012,  foi lançado o “FIBA 3x3 World Tour”, competição na qual as seniores  representam cidades e recebem premiações em dinheiro.

A 9 de Junho de 2017, o Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos jogos de Tóquio 2020.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique