LMF já prepara logística para Moçambola 2020

LMF já prepara logística para Moçambola 2020

A Liga Moçambicana de Futebol diz já estar a trabalhar nos preparativos do realização do Moçambola 2020, nomeadamente com o orçamento e outros aspectos. Para já, Ananias Couana diz que contactos já iniciaram com os parceiros estratégicos.

Ainda é cedo, mas a Liga Moçambicana de Futebol já trabalha para a viabilização do Moçambola 2020. Com a data do arranque da prova já conhecida, nomeadamente o dia 4 de Abril e o número de clubes também já definido, de 14, juntando os 11 que garantiram a manutenção no campeonato nacional do ano passado, mais os três representantes zonais, que venceram a segunda divisão, no sul, centro e norte.

Por ora, a Liga Moçambicana de Futebol está a trabalhar na logística da prova, tendo em conta o orçamento e os potenciais patrocinadores já estão a ser contactados.

“Neste momento estamos em contacto com os patrocinadores para começarem a desembolsar os valores e aqueles que são nossos já há muito tempo, para ver se incrementam o seu apoio. Mas também estamos em contactos com outros potenciais patrocinadores para poderem dar seu contributo”, disse Ananias Couana, presidente da Liga Moçambicana de Futebol.

Mas a questão financeira não é de todo único para que Moçambola 2020 tenha lugar. É preciso que os clubes apurados possam regularizar a sua situação de licenciamento, cujo término está previsto para 14 de Fevereiro próximo. Ananias Couana voltou a confirmar que só os clubes licenciados vão participar no Moçambola 2020. “Naturalmente que, gradualmente, haverá mais exigências para que tenhamos na prova do Moçambola clubes devidamente licenciados”, disse o presidente da LMF, que pretende ver todos os 14 clubes que vão disputar a prova licenciados.

Outras das exigências que terá peso no Moçambola 2020 é a questão dos treinadores com direito de orientar equipas do escalão principal. A Federação Moçambicana de Futebol só vai permitir no banco técnico das equipas do campeonato nacional apenas treinadores com nível A da CAF, da FIFA-Pro, EUFA-Pro e AFC-Pro. Os que não tiverem esse nível serão descartados para os escalões secundários.

Recorde-se que na época passada, o orçamento do Moçambola estava avaliado em 115 milhões de Meticais, e para esta temporada a Liga Moçambicana de Futebol está ainda a finalizar o plano e orçamento, bem como o contrato com as Linhas Aéreas de Moçambique para a viabilização do Moçambola 2020.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique