Luís Gonçalves anuncia amanhã pré-convocatória para “amigáveis” em Outubro

Luís Gonçalves anuncia amanhã pré-convocatória para “amigáveis” em Outubro

O seleccionador nacional de futebol, Luís Gonçalves, divulga amanhã a lista de pré-convocados para os jogos amigáveis com a Guiné-Bissau e Gâmbia, em Outubro. Estes jogos servirão de preparação para a dupla jornada de qualificação ao CAN-2021, em Novembro próximo, frente aos Camarões.

A divulgação das caras que irão disputar os “amistosos” inseridos na data-FIFA de Outubro surge dias depois dos Camarões terem apresentado uma lista de 32 jogadores que irão cumprir, de 5 a 13 de Outubro, na Holanda, um estágio tendo em vista as partidas com a selecção nacional de futebol.

Em princípio, Luís Gonçalves deverá anunciar uma lista composta maioritariamente por jogadores que evoluem internamente, mesmo condicionado com o facto de a bola não ter começado a rolar no Moçambola devido à pandemia da COVID-19. E é neste sentido que o seleccionador deverá ter em conta, nesta empreitada, as anteriores convocatórias antes mesmo da suspensão de actividades desportivas.

De resto, Luís Gonçalves mostrou-se satisfeito com a autorização para a retoma dos treinos das equipas do Moçambola, considerando que este cenário abre boas perspectivas para a disputa do campeonato nacional, e disse mais: que a retoma beneficia a selecção nacional que vai realizar dois jogos em Novembro contra os “leões indomáveis”.

“Naturalmente, estou satisfeito. É muito importante que os jogadores voltem à actividade, embora nós saibamos que eles sempre estiveram em actividade. Mas é uma actividade diferente até porque estavam em casa e não podiam treinar nos seus clubes. Para a selecção nacional, é fundamental que os jogadores treinem. Infelizmente não foi possível mais cedo, mas nós compreendemos as razões porque estamos a atravessar uma pandemia e saúde é mais importante”, disse há dias Luís Gonçalves.

Os Mambas deverão realizar um estágio em Portugal que servirá, certamente, para o seleccionador nacional dar alguns jogos aos atletas que estão parados há algum tempo por força da suspensão das actividades desportivas em Moçambique.

 “Posso confirmar que estamos a trabalhar neste sentido. É provável que isso venha a acontecer. Mas eu gostaria que houvesse uma confirmação oficial antes de me pronunciar. Estamos a trabalhar para fazermos dois jogos”, disse o técnico.

A selecção nacional de futebol de Moçambique bate-se com os Camarões a 9 de Novembro, fora, e no dia 17 do mesmo mês deverá receber os leões indomáveis em jogos pontuáveis para a terceira e quarta jornadas do grupo “F” de apuramento ao CAN-2021.

SELECCIONADOR DOS CAMARÕES RESPEITA MAMBAS

O Seleccionador nacional dos Camarões, António Conceição tem consciência de que os jogos com Moçambique serão difíceis, daí que aborda os mesmos com cautela.

"São dois jogos para observar jogadores dos sub-23 e de convocatórias efectuadas antes da minha contratação, em Outubro de 2019, para além dos atletas habitualmente convocados. Vão servir, igualmente, para reactivar o convívio com o grupo de trabalho, por forma a interligá-los com bastante ambição”, frisou António Conceição.

Adiante, o treinador português revelou que os Mambas podem criar dificuldades dadas as suas características, tendo igualmente falado sobre o seu colega de profissão Luís Gonçalves, timoneiro dos Mambas. “Pouca gente sabe que se trata de uma selecção que trabalha bem e é muito profissional”.

O técnico definiu os principais objectivos dos “leões indomáveis”: “Queremos chegar no mínimo à final do CAN. Só vencendo os Mambas, nos dois encontros que temos adiante, pensaremos na conquista do primeiro lugar”.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique