Luís Gonçalves: “retoma aos treinos beneficia os Mambas”

Luís Gonçalves: “retoma aos treinos beneficia os Mambas”

O seleccionador nacional de futebol, Luís Gonçalves, diz que a retoma dos treinos das equipas do Moçambola vai facilitar o processo de preparação dos Mambas para os jogos com os Camarões, em Novembro. Gonçalves confirma ainda a realização de dois jogos amigáveis em Outubro.

O Moçambola é a base para a observação do leque de jogadores selecionáveis para os Mambas, pelo que a sua inactividade condiciona o trabalho da equipa técnica.

Há autorização para retoma aos treinos, a partir do dia 15 de Setembro, é por isso um balão de oxigénio para Luís Gonçalves, seleccionador nacional.

O técnico entende que esta luz verde dada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, pode criar condições para que os jogadores recuperem a sua condição física assim como aos clubes a fazerem uma “nova pré-época” que lhes permita ganhar alguma forma. Ganham os clubes, ganham os Mambas, ganha o futebol moçambicano.

“Naturalmente, estou satisfeito. É muito importante que os jogadores voltem a actividade, embora nós saibamos que eles sempre estiveram em actividade. Mas é uma actividade diferente até porque estavam em casa e não podiam treinar nos seus clubes. Para a selecção nacional, é fundamental que os jogadores treinem. Infelizmente não foi possível mais cedo, mas nós compreendemos as razões porque estamos a atravessar uma pandemia e saúde é mais importante”, notou positivamente Luís Gonçalves.

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) projecta, por estas alturas, o arranque do Moçambola a 7 de Novembro, dando espaço para que os clubes tenham uma pré-época de seis semanas.

Com o campeonato nacional de futebol projectado para arrancar dentro de dois meses, cresce naturalmente a expectativa de Luís Gonçalves em poder contar, nos próximos compromissos dos Mambas nas eliminatórias para o CAN, nos Camarões, e Mundial, no Qatar, com atletas com jogos nas pernas.

“Gostaria muito que fosse possível o Moçambola porque é fundamental para os Mambas. É a principal prova do nosso país. Sei que toda gente tem feito ou envidado esforços para que as coisas cheguem a bom porto e avancem. Nos temos que valorizar o nosso campeonato", ajuntou.

Os Mambas têm confirmados jogos de controlo em Outubro, inseridos em datas-FIFA com adversários a serem confirmados oficialmente nos próximos dias.

“Posso confirmar que estamos a trabalhar neste sentido. É provável que isso venha a acontecer. Mas eu gostaria que houvesse uma confirmação oficial antes de me pronunciar. Estamos a trabalhar para fazermos dois jogos”, disse o técnico. A selecção nacional de futebol de Moçambique bate-se com os Camarões a 9 de Novembro, fora, e no dia 17 do mesmo mês devera receber os leões indomáveis em jogos pontuáveis para a terceira e quarta jornadas do grupo “F” de apuramento ao CAN-2021.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique