Lyshannie estreia-se no Moments of Jazz

Lyshannie estreia-se no Moments of Jazz

Falta uma semana e meia para o Moments of Jazz. A realizar-se a partir das 20h do dia 24 deste mês, no Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na cidade de Maputo. O espectáculo organizado pela BDQ Concertos terá Lyshannie como única cantora moçambicana convidada.

Com efeito, o grande cartaz do espectáculo musical é a banda norte americana The Whispers, e, igualmente, a próxima edição do Moments of Jazz contará com a actuação da cantora sul-africana Lira. Por essa razão, Lyshannie entende que esta é uma oportunidade única, que deve aproveitar o máximo possível, de maneira que se abram mais portas, afinal será a primeira vez a cantar num show de dimensão internacional.

Durante meia hora, a cantora moçambicana vai ecoar ao público do Moments of Jazz um repertório constituído por suas e por músicas de outros artistas. Da sua autoria, entre várias, Lyshannie vai cantar “Sonho realizado” e “Nidjula ku txata”. Dos outros autores, a cantora escolheu “Guala”, de Xidiminguana, e “Xikongolotana”, de Mingas. Para que tudo corra conforme o planeado, uma banda constituída por quatro instrumentistas e duas coristas vai acompanhar a cantora. São os casos de Sérgio (viola baixo), Joaquim (bateria), Venâncio (teclado), Dito (guitarra), Helena e Vekina (coros).

Segundo entende Lyshannie, o Moments of Jazz da BDQ Concertos é uma iniciativa deveras  importante para o país porque consegue contribuir para a valorização da música afro/jazz, e, no caso, funk, permitindo que os músicos mais novos ou actuais encontrem naqueles estilos de música certas referências criativas.

Lyshannie é o pseudónimo de Linda Arão Nhabinde. Nasceu a 6 de Novembro de 1992. Foi membro integrante dos Mabulos, como vocalista, em 2014. Dois anos depois, iniciou a sua carreira a solo e gravou a música “Nidjula ku txata nawena”, na Rádio Moçambique, concorrendo com a mesma para o concurso musical Ngoma Moçambique. Na sua carreia emergente, Lyshannie teve a oportunidade de actuar na homenagem a Xidiminguana pelos 60 anos de vida.

O convite feito a Lyshannie pela BDQ Concertos faz parte da preocupação daquela produtora de juntar, no mesmo palco, artistas nacionais e estrangeiros. A ideia, de acordo com Belmiro Quive, mentor do Moments of Jazz, é sempre manter a identidade artístico-cultural moçambicana nos concertos e garantir uma troca de experiencias entre os artistas de cá e os que vêm de outras latitudes.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique