Mais de 10 milhões de portugueses elegem hoje novo Governo

Mais de 10 milhões de portugueses elegem hoje novo Governo

São mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados que já estão a votar, este domingo, chamados às urnas para escolher a constituição da Assembleia da República de Portugal na próxima legislatura e de onde sairá o novo Governo. A estas legislativas concorrem 20 partidos políticos e uma coligação, o maior número de sempre, embora apenas 15 se apresentem a todos os círculos eleitorais do país.

Os principais concorrentes são o Partido Socialista - PS, Partido Social-Democrata - PSD, Centro Democrático e Social – DCS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista de Portugal - PCP.  

Os portugueses são chamados a eleger 230 deputados, divididos por 22 círculos (18 no Continente, dois nas regiões autónomas e círculos da emigração-Europa e Fora da Europa). O círculo eleitoral de Lisboa é aquele onde são eleitos mais deputados, 48, seguindo-se o Porto, com 40 deputados. Em relação às legislativas de 2015, o número de mandatos de deputado a atribuir nos círculos, Lisboa e Porto ganharam um lugar cada.

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram às 08hrs locais, nove horas de Moçambique, devendo encerra às 19h00.

Especialistas dizem que, este domingo é natural que a abstenção aumente nestas legislativas. Isto porque o parlamento português decidiu tornar automático o recenseamento dos emigrantes, o que alarga o número de registos, receando-se que a maioria tenderá a não votar, por desinteresse ou pelas dificuldades logísticas. O que falta saber é se, apesar disso, a participação sobe - como aconteceu nas mais recentes eleições europeias.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique