Mais de 90% da população não tem capacidade de obter crédito para comprar casa nova

Mais de 90% da população não tem capacidade de obter crédito para comprar casa nova

Mais de 90% da população não tem capacidade para aceder a um crédito bancário para comprar casa nova no país. Esta conclusão consta no Relatório de Estabilidade Financeira, uma publicação anual, produzido pelo Banco de Moçambique.

Os preços dos imóveis novos, entre eles casas, em Moçambique, são tão altos que proíbem a mais de 90 por cento da população de comprar.

De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira do Banco de Moçambique, publicado nesta quarta-feira, a população em causa não tem rendimento, nem se quer capacidade de endividamento” para adquirir casas ou imóveis novos.

Uma das principais razões, segundo o Banco de Moçambique, é o facto de o país não possuir ainda uma classe média significativa e consolidada, com poder de compra, sobretudo devido ao rendimento disponível das famílias ser baixo.

O rendimento baixo das famílias é agravado pela queda acentuada da produção ou do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos quatro anos que esteve abaixo de 4 por cento.

Outra razão apontada pelo regulador do sistema financeiro como factor proibitivo para a população são “as taxas de juro extremamente elevadas” que “constrangem sobremaneira a capacidade das famílias de fazer face ao serviço da dívida e limitam o seu poder de compra”.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique