Maleiane desvaloriza encontro entre PR e presidente do VTB

Maleiane desvaloriza encontro entre PR e presidente do VTB

O presidente do banco russo VTB disse recentemente que pretendia se reunir com o Presidente da República, Filipe Nyusi, em Davos, na Suíça, para falar sobre as dívidas ocultas.

Para o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, este encontro não é o mais importante, porque Moçambique está em processo de renegociação das dívidas ocultas.

O banco russo VTB é uma das instituições pelas quais empresas moçambicanas contraíram dívidas com garantias do Estado, entretanto sem o consentimento da Assembleia da República.

Em entrevista com jornalistas, Maleiane falou também das mais-valias da transação entre a Exxon Mobile e a ENI, tendo dito que o valor continua intacto, apesar de terem surgido situações de emergência na sequência de chuvas e ventos fortes no centro e norte do país.

O governante diz que o Fundo Soberano de Desenvolvimento, que deverá ser criado e sustentado com valores das mais-valias, está ainda para ser levado à discussão pela sociedade e só depois disso as autoridades poderão decidir pela sua criação.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique