Mambinhas estreiam-se diante da convidada RD Congo

Mambinhas estreiam-se diante da convidada RD Congo

Mambinhas sub-20 defrontam a RD Congo, em partida da primeira jornada do grupo “A” do torneio regional da COSAFA, prova que decorre na Zâmbia. Para o grupo dos Mambinhas, Zâmbia venceu Malawi por 2-1.

Depois de falhar a sua estreia no passado domingo, diante do Malawi devido a problemas organizacionais, os Mambinhas sub-20 vão, finalmente, disputar a primeira partida, em solo zambiano, a contar para o torneio regional da COSAFA. Contrariamente ao que estava previsto, a estrutura organizativa do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), foi obrigada, à última hora, a alterar o calendário dos jogos devido a desistência da Namíbia e chegada tardia da selecção da República Democrática do Congo.

Devido a questões burocráticas a equipa congolesa só chegou a Kitwe na segunda-feira, devendo jogar diante de Moçambique, em desafio pontuável para primeira jornada do grupo “A”. Victor Matine aproveitou os dias que se seguiram à chegada da selecção na Zâmbia, e com adiamento dos jogos, para recuperar fisicamente os jogadores e ainda realizar mais quatro sessões de treinos, com objectivo de criar mais entrosamento entre os jogadores, buscando os melhores resultados possíveis, que garantam a passagem a fase seguinte desta competição regional.

A estreia diante da República Democrática do Congo será um teste a coesão da equipa, pois vão enfrentar uma selecção pouco conhecida e que foi convidada para esta prova regional. Aliás, a RD Congo tem sido convidada, nos últimos anos, em quase todos os escalões deste torneio, tendo inclusive, ao nível das selecções principais, derrotando os Mambas, em 2015, por 3-0, na fase das eliminatórias.

Com o calendário alterado, os Mambinhas não terão o merecido descanso, visto que voltarão a jogar, deste feita diante do Malawi, com quem deviam ter jogado, no domingo. A primeira fase dos Mambinhas termina no sábado, dia em que defrontam a Zâmbia, com a vingança patente no lado dos zambianos, devido as derrotas sofridas na fase de qualificação ao CAN-2019, a nível das selecções principais.

Entretanto, Victor Matine conta com alguns jogadores experientes para esta empreitada regional, casos de Kamo Kamo, que tem sido cliente assíduo tanto nos Mambas como nas selecções de formação (sub-20 e sub-23) e Genny Catamo, que foi autor do livre que deu o empate e passagem a eliminatória seguinte dos Mambinhas sub-23, em Manzini. Estas duas apostas dos Mambinhas deverão ser o amuleto, escudo ou mesmo o principal veneno do conjunto de Victor Matine para esta empreitada, que conta ainda com nomes sonantes que são referências nos seus clubes, casos de Belarmino, no Maxaquene, Martinho e Lampião, no Black Bulls, entre outros.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique